O estatuto epistemológico dos discursos contemporâneos sobre sexualidade: re-aproximações histórico-filosóficas necessárias e algumas considerações analíticas impertinentes
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Investiga e pesquisa os fundamentos filosóficos e o contexto
histórico do discurso moderno sobre Sexualidade, a partir da referência pioneira ao pensamento de S.Freud e sua obra, na construção social da Psicanálise e na produção de novos enfoques sobre a Sexualidade Humana. Retoma as premissas do pensamento freudiano e compara com as idéias e propositurasde W. Reich, debatendo suas divergências teórico-
científicas e políticas. Discute a originalidade do pensamento filosófico de H. Marcuse e a tentativa de articulação entre os conceitos sociológicos marxistas e as categorias freudianas de análise do homem e sociedade. Analisa os pressupostos epistemológicos e as diretrizes conceituais do pensamento de M. Foucault, discorrendo sobre suas apro: priaçóes institucionais contemporâneas. Apresenta um quadro sinótico
das tendências institucionais vigentes na área da Educação Sexual potencialmente radicadas nas perspectivas filosóficas destes pensadores, contrastando seu alcance existencial e diretrizes ético-políticas.
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