Trabalhando sexualidade na sala de aula

Autores

  • Carmen Silva de Arruda Andaló Faculdade de Ciências Sociais de FLorianópolis (CESUSC)
  • Mellissa Maria Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
  • Mônica Duarte da Silva Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente artigo, realizado pelo Laboratório de Educação e
Saúde Popular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, relata um trabalho sobre sexualidade com alunos de escolas públicas de Florianópolis (SC). Desde 1992, vem sendo oferecido um programa de educação sexual continuada para adolescentes, que tem por objetivo a prevenção da AIDS e da Gravidez Precoce, graves problemas da saúde pública brasileira. Embora não apresente resultados quantitativos por abordar um tema de domínio privado, descreve o referencial teórico e a metodologia elaborada para contribuir na transformação dos alunos em cidadãos e "sujeitos sociais". Não se trata de uma proposta tecnicista pois entende a sexualidade como um aspecto fundamental da humanização do homem.

Biografia do Autor

Carmen Silva de Arruda Andaló, Faculdade de Ciências Sociais de FLorianópolis (CESUSC)

Graduação em psicologia em 1968 e doutorado em 1989, ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, e professora do Curso de Psicologia do CESUSC. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/5261475488589905

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Publicado

1998-01-01

Como Citar

Andaló, C. S. de A., Fernandes, M. M., & Gonçalves, M. D. da S. (1998). Trabalhando sexualidade na sala de aula. Perspectiva, 16(30), 35–56. https://doi.org/10.5007/%x

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