Indagações sobre o conhecimento no campo da educação

Autores

  • Maria Célia M. de Moraes UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p315

Resumo

A proposta do artigo é levantar a denúncia de que o conhecimento e a ciência estão sob ameaça, notadamente as ciências humanas e sociais, e formular a crítica de que o atual contexto de ceticismo epistemológico e de relativismo  ontológico compromete a capacidade de as ciências superarem suas próprias antinomias, tanto no plano explanatório como no do enfrentamento prático de seus problemas. O artigo retoma a frase “a teoria tem consequências” e argumenta que a teoria pode acentuar o ceticismo generalizado sobre o conhecimento, a verdade e a justiça, tornando-os sem sentido e introduzindo uma boa dose de irracionalismo e niilismo.  Em seu lado positivo,  a teoria pode oferecer as bases racionais e críticas para desnudar a lógica do discurso que, ao mesmo tempo em que afirma a centralidade da educação, elabora a pragmática construção de epistemologias da prática condizentes com os paradigmas que referenciam pesquisas, reformas, planos e propostas para a educação brasileira e latino-americana. A base teórica do texto é o realismo crítico e a Ontologia crítica de Lukács e Bhaskar.

Biografia do Autor

Maria Célia M. de Moraes, UFSC - Florianópolis - SC

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Publicado

2010-10-25

Como Citar

Moraes, M. C. M. de. (2010). Indagações sobre o conhecimento no campo da educação. Perspectiva, 27(2), 315–346. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p315