Ensino superior, mídias e conhecimento: novas notícias e velhos discursos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p603Resumo
A série de reportagens Universidade: a chave do futuro, exibida no mês de maio de2011, no Jornal da Globo, é o recorte midiático que serve como ponto de partidapara as discussões deste estudo. Apresentamos a análise de tal série entendendo queos meios de comunicação atuam como porta-vozes do pensamento conservadorbrasileiro. O ferramental gramsciano norteia a análise ao situar as disputas ideológicasentre os grupos sociais na sociedade civil, representados pelos aparelhos privados dehegemonia, dentre os quais estão os meios de comunicação. O estudo perpassa pelasdiscussões sobre o protagonismo da educação, sobretudo no atendimento às demandasdo mercado e para o desenvolvimento, na estreita vinculação entre a educação e osetor econômico; a estrutura de tripé para a boa universidade; o binômio público eprivado; bem como a avaliação e o ranqueamento das universidades. Tais temáticasem destaque expressam a constituição de um consenso conservador a respeito dareconfiguração do Ensino Superior no Brasil.
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