Ambiente das mídias digitais: reflexões sobre comunicação e Educação

Autores

  • Belarmino Cesar Guimarães da Costa UNIMEP - Piracicaba - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p141

Palavras-chave:

Mídia. Educação – Inovações tecnológicas, Comunicação e educação, Media, Education-Technological innovations, Communication and education, Midia, Educación-Innovaciones tecnológicas, Comunicación y Educación

Resumo

Antes de relatar as abordagens sobre mídia digital e fundamentos da educomunicação e da mídia-educação, que têm sido apresentados recentemente no Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação (GP) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), o artigo formula juízos a respeito do processo de digitalização da informação e sua relação com experiências formativas tendo em conta tratar da relação entre técnica e estética num contexto de virtualização da realidade e da reconfi guração do estatuto da percepção. As modifi cações empreendidas pelo ambiente sociotécnico na desintermediação das práticas comunicativas e nas apreensões de inteligência, dentre outros aspectos, motivam refl exões sobre mobilidade, compartilhamento de informações e mudanças nas condições associadas à experiência humana.

Biografia do Autor

Belarmino Cesar Guimarães da Costa, UNIMEP - Piracicaba - SP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Diretor e Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Coordenador do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Educação” da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), e membro do GP Teoria Crítica e Educação, com sede na UNIMEP, UFSCar e UNESP/Araraquara.

Downloads

Publicado

2010-04-30

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos