Os projetos político-pedagógicos dos cursos de pedagogia e os temas ambientais: o caso das universidades federais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p445Resumo
A discussão em torno da temática ambiental e das possibilidades e limites do processoeducativo relacionado com as questões propostas por essa temática se faz presente emmuitos setores da sociedade atual. A produção e veiculação de pesquisas e a proposição deprogramas e ações relacionados principalmente com a inserção da Educação Ambiental(EA) no ensino formal nos permitem vislumbrar a amplitude que tal iniciativa vemtomando. Nesse contexto, desenvolvemos uma pesquisa em nível de mestrado que seinsere no âmbito do Projeto Observatório da Educação Capes/INEP/Secadi e procuraanalisar possíveis processos de ambientalização curricular expressos nos projetos políticopedagógicos(PPP) dos cursos de licenciatura em Pedagogia de universidades federaisbrasileiras. O artigo que apresentamos é um recorte dessa pesquisa no qual aprofundamosa discussão de dois temas ambientais: – As dimensões da EA – e – Desenvolvimentoe natureza: algumas possibilidades –. Assim, partindo de uma pesquisa documentale tendo o apoio teórico de autores que têm procurado refletir sobre os significados datemática ambiental para as sociedades contemporâneas e sobre propostas críticas para aEducação Ambiental, procura-se explorar, por meio de análise dos PPPs, possíveis sentidosatribuídos a esses processos de ambientalização curricular. Como principal referencialmetodológico, nos apoiamos na proposta de – produção de sentidos – apresentada porGomes e Nascimento (2006). Algumas reflexões sobre os dados nos permitem vislumbrarque diferentes temas ambientais vêm sendo considerados nos projetos desses cursos, o queevidencia movimentos e processos de ambientalização curricular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.