Formação inicial e a manifestação dos acadêmicos sobre a relação teoria e prática

Autores

  • Susana Soares Tozetto UEPG
  • Thais de Sá Gomes UEM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n2p645

Resumo

A teoria é entendida na percepção de Otaviano Pereira como a interiorização da prática, contemplação da ação prática. Pautado no conceito do referido autor, buscou-se investigar qual o conceito de teoria na percepção das acadêmicas do curso de Pedagogia, a fim de identificar nos depoimentos das mesmas, indícios que retratem qual a relação teoria/prática entendida. Assim, procura-se identificar nos

depoimentos das acadêmicas qual é o entendimento de teoria que elas apresentam e se o mesmo indica a compreensão da unidade da relação teoria e prática, aspecto que possibilitará a práxis. O que se identificou com a investigação foi que em determinado momento do curso as acadêmicas compreendem a teoria separada da prática. Como
resultado da investigação percebeu-se que somente um pequeno grupo de acadêmicas demonstraram compreensão do referido conceito, pois retratam em seus discursos o movimento dialético na fundamentação teórico/prática.

Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto, UEPG

Docente do program de pos graduação em educação e do departamento de educação da UEPG

Thais de Sá Gomes, UEM

Docente do departamento de Teoria e Prática da UEM

Downloads

Publicado

2013-06-13

Como Citar

Tozetto, S. S., & Gomes, T. de S. (2013). Formação inicial e a manifestação dos acadêmicos sobre a relação teoria e prática. Perspectiva, 31(2), 645–666. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n2p645