“Aprender para quê?” Uma análise da aprendizagem na educação escolar atual
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n2p667Resumo
O propósito deste artigo é analisar a função da aprendizagem na educação escolar. Apresenta-se o recorte de uma entrevista de Ruben Alves, intitulada “Aprender para quê?”, e discute-se alguns aspectos principais da exposição do autor. O texto expõe que a educação escolar vem sendo menosprezada, com acentuado esvaziamento de conteúdo e redução do papel do professor a mero facilitador do processo de ensino e aprendizagem. A partir das questões levantadas, buscou-se fazer o contraponto, e conduzindo a análise por meio de interlocuções com outros autores, que defendem a educação escolar como lócus fundamental na formação humana, responsável pela socialização do conhecimento científico, artístico e filosófico, acumulado historicamente. Nesta direção, compreende-se que a aprendizagem está estritamente vinculada ao desenvolvimento humano, e pode se constituir em instrumento de luta e transformação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.