História de uma instituição escolar: democratização ou elitização do ensino secundário (1939-1971)?

Autores

  • Eurize Caldas Pessanha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fabiany de Cassia Tavares Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p1021

Resumo

Este texto resulta de pesquisa inserida no campo da história das instituições, com foco na reescrita da história do ensino secundário, a partir de uma hipótese central, a saber: as diferentes reformas por que passou este nível de ensino pareceram revesti-lo da condição de mecanismo de ascensão social, em uma espécie de democratização do acesso, mas que, em última instância, auxiliou na formação de grupos dirigentes. A partir dessa, buscamos compreender o processo histórico de implantação e consolidação do ensino secundário em uma instituição escolar do sul do estado de Mato Grosso no período de 1939 a 1971, datas determinadas pelo início do funcionamento da escola, o Liceu Campograndense, em Campo Grande, Mato Grosso, e pela Lei 5692, de 1971, que alterou a organização do ensino primário e do secundário, eliminando o ginásio. Essa instituição representou, neste espaçotempo histórico e educativo, o primeiro ginásio público da cidade e a possibilidade de ampliação de escolaridade para além do ensino primário; além disso, ao inaugurar sua sede própria em edifício projetado por Oscar Niemeyer, tornou-se marco arquitetônico da cidade e indutor de uma forma escolar para além dos muros da escola, em uma relação de representação da cidade. Em conclusão apontamos que a história dessa instituição indica que a “democratização” dos ginásios contribuiu para ascensão social das classes médias urbanas escolarizadas que, ao se apropriarem desse “luxo”, habilitaram-se a se inserir nos grupos dirigentes.

 

Biografia do Autor

Eurize Caldas Pessanha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora pesquisadora da UFMS, onde atua no Curso de Pedagogia, desde 1982, e no Programa de pós-graduação em Educação, como orientadora no Mestrado e no Doutorado. Realizou estágio de pós-doutorado, como bolsista da CAPES, no Departamento de Curriculum and Instruction na University of Wisconsin - Madison, em 1999 e, em 2010 concluiu estágio de pós-doutorado na Texas A&M University em College Station, Texas, Estados Unidos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Fabiany de Cassia Tavares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora-pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação (Cursos de Mestrado e Doutorado), tendo como objetos de estudo e pesquisas os Estudos Comparados (Método), o currículo (políticas, documentos e práticas), a Escola e a cultura escolar.

Downloads

Publicado

2013-09-03

Como Citar

Caldas Pessanha, E., & Tavares Silva, F. de C. (2013). História de uma instituição escolar: democratização ou elitização do ensino secundário (1939-1971)?. Perspectiva, 31(3), 1021–1041. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p1021