O (des)governo na expansão da educação superior brasileira: da inoperância do Estado à supremacia da lógica do mercado
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p1043Resumo
A educação superior brasileira vem passando nas últimas duas décadas por um processo de significativa expansão. A partir de meados da década de 1990 o sistema começou a apresentar um forte crescimento, especialmente por meio do credenciamento de novas instituições privadas, não-universitárias. Tal processo resultou num significativo aumento nos indicadores quantitativos, tais como taxas de atendimento, quantidade de cursos de graduação e número de alunos matriculados. Entretanto, os níveis de alinhamento dessa expansão com as políticas de desenvolvimento socioeconômico e com os interesses maiores da sociedade (ou do mercado) precisam ser investigados. O presente artigo realiza uma revisão da literatura acerca do fenômeno da mercantilização da educação superior, apresenta e analisa aspectos e indicadores da expansão do sistema e, por fim, demonstra que os interesses privados estão sendo determinantes no desenvolvimento da educação superior brasileira.
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