O (des)governo na expansão da educação superior brasileira: da inoperância do Estado à supremacia da lógica do mercado

Autores

  • Julio Cesar Godoy Bertolin Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p1043

Resumo

A educação superior brasileira vem passando nas últimas duas décadas por um processo de significativa expansão. A partir de meados da década de 1990 o sistema começou a apresentar um forte crescimento, especialmente por meio do credenciamento de novas instituições privadas, não-universitárias. Tal processo resultou num significativo aumento nos indicadores quantitativos, tais como taxas de atendimento, quantidade de cursos de graduação e número de alunos matriculados. Entretanto, os níveis de alinhamento dessa expansão com as políticas de desenvolvimento socioeconômico e com os interesses maiores da sociedade (ou do mercado) precisam ser investigados. O presente artigo realiza uma revisão da literatura acerca do fenômeno da mercantilização da educação superior, apresenta e analisa aspectos e indicadores da expansão do sistema e, por fim, demonstra que os interesses privados estão sendo determinantes no desenvolvimento da educação superior brasileira.

Biografia do Autor

Julio Cesar Godoy Bertolin, Universidade de Passo Fundo

Dr. em Educação pela UFRGS, professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e docente do PPGEdu da UPF

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Publicado

2013-09-03

Como Citar

Godoy Bertolin, J. C. (2013). O (des)governo na expansão da educação superior brasileira: da inoperância do Estado à supremacia da lógica do mercado. Perspectiva, 31(3), 1043–1063. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p1043