Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade

Autores

  • Michelle Pinto Lima INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS- UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p1065

Resumo

Este artigo foi realizado com o objetivo de conhecer as adaptações curriculares realizadas no âmbito da Educação Profissional que atende pessoas com defi ciência. Para o estudo, foram selecionadas sete instituições educacionais que ofertam esta modalidade de ensino, sendo elas: SENAC, SENAI e Organizações não governamentais (ONGs) de atendimento à pessoa com deficiência. A coleta de dados se deu com o uso de entrevistas semiestruturadas realizadas com representantes destas instituições que estão à frente do planejamento e da organização dos cursos. A natureza qualitativa

do estudo permitiu o tratamento dos dados por análise de conteúdo, de forma essencialmente temática. Os resultados obtidos na investigação demonstram que as ONGs se destacam em relação ao sistema S pela diversidade de medidas adaptativas empregadas no atendimento das necessidades educacionais especiais destas pessoas.

Biografia do Autor

Michelle Pinto Lima, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI

profMestre em Administração pela UFLA. Professora no IFPI no departamento de Gestão e Negócios. Graduação em Administração e Psicologia.

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Publicado

2013-09-03

Como Citar

Pinto Lima, M., & Carvalho Alves Cappelle, M. (2013). Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade. Perspectiva, 31(3), 1065–1098. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p1065