A infância e o brincar na cultura digital

Autores

  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia - UFBa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p897

Resumo

A partir de estudos que discutem a cibercultura, a infância e o brincar na cultura digital o artigo reflete sobre a cultura lúdica infantil na era das conexões. O caminho percorrido foi buscar pistas das características mais marcantes da cibercultura para em seguida observá-las na cultura lúdica infantil. O argumento principal é o de que as crianças que fazem parte da chamada Geração Net, que nasceram inserida no contexto das tecnologias de informação e comunicação, participam ativamente do mundo digital, vivem, sobretudo por meio das tecnologias móveis, a conectividade. Nesse contexto, tocar em telas e brincar são modos especiais de construir subjetividades e existências, de viver e produzir a cultura infantil. O artigo conclui que o toque nas mais diversas telas, muitas delas na palma da mão, traduzem muito do que é brincar e do lúdico na atualidade. Tocar em telas digitais é o mais expressivo modo lúdico que as crianças encontram para elaborar a vida por meio de alegrias e prazeres privados e coletivos nos domínios da rede.

Biografia do Autor

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia - UFBa

Doutor em Educação pela UNICAMP e professor na graduação e na pós-Graduação em Educação, na Faculdade de Educação, na Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2013-09-03

Como Citar

Couto, E. S. (2013). A infância e o brincar na cultura digital. Perspectiva, 31(3), 897–916. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p897