Monitoria e avaliação formativa em nível universitário: desafios e conquistas

Autores

  • Luciane Terra dos Santos Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luiz Gomes da Silva Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Verônica Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p973

Resumo

Este artigo analisa uma experiência de ensino desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte pela equipe de monitoria da disciplina Organização da Educação Brasileira. Esta disciplina é oferecida aos estudantes dos cursos de licenciatura e as análises das experiências vivenciadas em sala de aula pela equipe mostraram que, em alguns casos, os futuros professores não valorizavam as disciplinas de formação docente. Assim, a equipe desenvolveu uma pesquisa-ação com o objetivo prático de implementar na turma uma proposta de avaliação formativa, cujo intuito maior foi o de envolver o educando no processo de ensino-aprendizagem e discutir a importância do trabalho docente. O objetivo teórico é analisar as concepções dos licenciandos acerca da sua profissão e do trabalho pedagógico do qual participaram. Como procedimentos de pesquisa foram aplicados questionários aos educandos para conhecer suas concepções acerca de sua futura profissão e foram analisados os registros que estes realizaram em um caderno acerca do trabalho que estava sendo desenvolvido a cada aula. A vivência da avaliação formativa colaborou para conscientizar os educandos acerca da corresponsabilidade dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e, na concepção destes, tornar o ensino superior “mais humanizado”. O atual processo de proletarização docente dificulta a identificação do licenciando com sua profissão, e as representações que constroem acerca da profissão carregam valores e concepções construídas desde longas datas, o que demonstra a importância de discutir o trabalho docente nos cursos especificamente de formação.

Biografia do Autor

Luciane Terra dos Santos Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação.Grupo de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação

Luiz Gomes da Silva Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Verônica Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2013-09-03

Como Citar

Garcia, L. T. dos S., Silva Filho, L. G. da, & Silva, M. V. G. da. (2013). Monitoria e avaliação formativa em nível universitário: desafios e conquistas. Perspectiva, 31(3), 973–1003. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p973