O Perfil Dialógico como critério de avaliação na formação online de professores-tutores

Autores

  • Priscila Barros David Universidade Federal do Ceará
  • Raquel Santiago Freire Universidade Federal do Ceará Instituto UFC Virtual
  • Paula Patrícia Barbosa Ventura Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora e Assessora Pedagógica da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1045

Resumo

Este artigo analisa a relação entre a disposição para o diálogo e o índice de aproveitamento de professores-tutores participantes de um curso de formação ofertado na modalidade educacional a distância. A pesquisa teve como objetivo investigar a inclusão dos pilares do diálogo freireano como critérios adicionais dentro do sistema de avaliação da aprendizagem do curso, viabilizando a realização de avaliações formativas. O estudo constou de duas etapas gerais: a transformação dos pilares do diálogo em critérios de avaliação e a aplicação dos mesmos na avaliação da aprendizagem dos alunos. O agrupamento desses critérios denominou-se Perfil Dialógico, construído com base no referencial teórico de Paulo Freire e em estudos empíricos nele fundamentados, os quais analisam processos interativos em cursos nessa modalidade. A investigação contou com a participação de 29 professores-tutores em formação e o tutor-formador. O Perfil lDialógico permitiu observar as ações dos estudantes em todas as atividades do curso, considerando, principalmente, as relações por eles desenvolvidas.Os resultados apontam um alinhamento entre a primazia por contextos dialógicos e um aproveitamento satisfatório em cursos online voltados para a formação de professores.

Biografia do Autor

Priscila Barros David, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Instituto UFC Virtual e do Curso de Sistemas e Mídias Digitais na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Raquel Santiago Freire, Universidade Federal do Ceará Instituto UFC Virtual

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Instituto UFC Virtual e do Curso de Sistemas e Mídias Digitais na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Paula Patrícia Barbosa Ventura, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora e Assessora Pedagógica da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza.

Universidade Federal do Ceará

Instituto UFC Virtual

Downloads

Publicado

2014-04-22

Como Citar

David, P. B., Freire, R. S., & Ventura, P. P. B. (2014). O Perfil Dialógico como critério de avaliação na formação online de professores-tutores. Perspectiva, 32(3), 1045–1072. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1045

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua