Professora alfabetizadora: um ofício e muitos fazeres
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p179Resumo
Neste artigo discute-se o ofício da professora alfabetizadora de crianças – assumindo o gênero feminino nele predominante – como aquele que envolve um saber-fazer relacionado a saberes diversos, vinculados às diferentes facetas do objeto de conhecimento: a língua escrita. Nesse ofício, importa considerar tanto as concepções de linguagem, de ensino e aprendizagem, quanto a dimensão sociocultural mais ampla do trânsito no universo da literatura, da tradição oral, da cultura lúdica infantil e dos diversos gêneros discursivos envolvidos nas práticas de leitura e escrita – aspectos fundamentais no âmbito de uma concepção de alfabetização em contexto de letramento, de múltiplos letramentos. Finalmente, articula-se esse ofício de muitos fazeres e saberes a uma formação docente crítica e reflexiva, que assegure às alfabetizadoras a autonomia e a autoria no seu saber e saber-fazer.
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