Os sentidos de alfabetizar na pré-escola: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p201Resumo
Este texto é resultado de análise de dados produzidos em trabalhos circunscritos ao nível pré-escolar, desenvolvidos com duas professoras em momentos e contextos distintos. As fontes de produção e análise dos dados para esse texto foram obtidos, principalmente, dos registros da prática de estágio supervisionado na Educação Infantil e durante pesquisa de mestrado em educação. A partir desses registros propõem-se algumas reflexões acerca do processo de apropriação da língua escrita por crianças em idade pré-escolar e são explorados aspectos da infância institucionalizada, a criação, a participação e a geração de novos potenciais que se entrecruzam com dimensões propostas nas ações docentes, como de controle e repetição. Questionam-se os sentidos das práticas “alfabetizadoras” em contraponto à leitura de mundo com crianças que fazem, sonham e vivem a potência da existência humana. Tais reflexões sobre os sentidos de alfabetizar na pré-escola são desenvolvidas à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e de referenciais próprios da área da alfabetização. As discussões apresentadas no presente texto consideram que a complexidade da infância permite compreender as crianças em imersão no universo da leitura e da escrita muito antes de frequentarem as escolas, encarando este momento como não exclusivo do início da vida escolar das crianças. Este processo pode ser encarado como uma iniciação ou acontecimento, em que as crianças também aprendem a ler e a escrever descobrindo os caminhos sem deixar de ser criança, visto que elas não aguardam, necessariamente, a escola para iniciarem essas aprendizagens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.