Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança

Autores

  • Kelen dos Santos Junges Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de União da Vitória
  • Marilda Aparecida Behrens Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p285

Palavras-chave:

Professor Universitário, Formação Pedagógica, Prática Pedagógica

Resumo

Entende-se que a formação pedagógica permite ao professor universitário a olhar para sua prática pedagógica, interpretá-la e recriá-la, tornando-a também uma fonte de aprendizagem numa perspectiva de mudança e de inovação. Para tanto, optou-se neste texto apresentar uma das questões que compuseram uma pesquisa de tese e tem como objetivo analisar a formação pedagógica como mobilizadora de mudança da prática docente no ensino superior. A pesquisa adotou como metodologia a pesquisa-ação em um programa de formação pedagógica com professores universitários de uma instituição de ensino superior pública municipal, denominado de Grupo Docência em Reflexão (GDR). Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com dez dos professores participantes do processo formativo. A categorização dos dados coletados revelou que as mudanças na prática pedagógica dos professores entrevistados, a partir das atividades do GDR, incidiram, especialmente, na percepção do que é ser professor universitário, no relacionamento com os alunos, na organização didática das aulas, na avaliação do processo de ensino e aprendizagem, na reflexão sobre a prática e nas dificuldades encontradas por eles ao implementar uma mudança em sua prática pedagógica. Assim, considerou-se que uma proposta de formação pedagógica orientada e partilhada dos professores universitários, baseada em ações concretas e inserida numa perspectiva reflexiva, além de uma aprendizagem docente mais profunda e duradoura, mobiliza mudanças na prática pedagógica desses professores, incitando uma prática inovadora.

Biografia do Autor

Kelen dos Santos Junges, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de União da Vitória

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus União da Vitória, PR.

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professora do Curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação na Pontifícia Universidade Católica
do Paraná (PUC/PR).

Downloads

Publicado

2015-06-18