Cultura, cidadania e patrimônio cultural: interfaces entre a escola, a cidade e as políticas culturais na cidade de Guararema, SP

Autores

  • Francisco Carlos Franco Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)
  • Rosalia Maria Netto Prados Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)
  • Luci Mendes Bonini Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p319

Resumo

O presente texto aborda a questão do patrimônio material e imaterial e seu potencial educativo na formação cidadã de alunos da educação básica. Tem como objetivo refletir sobre as perspectivas de desenvolvimento de uma Educação Patrimonial em uma cidade educadora. Fundamenta essa discussão estudos que analisam a educação sob uma perspectiva crítica, em que esta supere a simples transmissão e contemplação dos bens patrimoniais destituídas de sentido, presentes em muitas propostas educativas em instituições de educação formal e não formal, de modo, ainda, que haja colaboração com a gestão do patrimônio cultural. Sendo assim, este texto contempla reflexões sobre a educação patrimonial como uma área emergente na educação e analisa uma experiência na região do alto Tietê, no município de Guararema. Os primeiros resultados apontam para considerações de que a Educação Patrimonial deve ser um diálogo permanente entre as vivências, experiências e percepções dos educandos e cidadãos ante os bens culturais e suas formas de ser e de agir cotidianos, com os conteúdos escolares e ações educativas desenvolvidas nas unidades escolares e instituições culturais, como forma de entender os processos constituintes de sua identidade cultural auxiliando na gestão do patrimônio cultural.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Franco, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Políticas na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e dos Cursos de Formação de Professores na Universidade Braz Cubas (UBC).

Rosalia Maria Netto Prados, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Mestrado em Políticas Públicas na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), da Faculdade de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica (FATEC) e do Curso de Letras das Faculdades Bandeirantes de Suzano (UNISUZ).

Luci Mendes Bonini, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Downloads

Publicado

2015-06-18

Como Citar

Franco, F. C., Prados, R. M. N., & Mendes Bonini, L. (2015). Cultura, cidadania e patrimônio cultural: interfaces entre a escola, a cidade e as políticas culturais na cidade de Guararema, SP. Perspectiva, 33(1), 319–344. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p319