A Aritmética Intuitiva do curso primário lida em livro didático: como ensinar número e cálculo?

Autores

  • Marcus Aldenisson Oliveira Doutorando pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Ilka Miglio Mesquita Universidade Tiradentes (UNIT)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p403

Resumo

Neste artigo, objetiva-se compreender a proposta metodológica utilizada para ensinar Aritmética em escolas primárias dos anos Oitocentos, no tempo da vaga pedagógica intuitiva. Para tal compreensão, toma-se como fonte privilegiada a Arithmetica Primária, de Antônio Bandeira Trajano, nos anos 1889/1890. Dessa forma, interessa saber: como a Arithmetica Primária apresentou uma proposta intuitiva para ensinar a contar e a calcular? A primeira parte do artigo concentra-se em analisar o livro 

didático como fonte de investigação e sua relevância enquanto objeto de pesquisa. Em seguida, foca-se nos elementos que materializam o livro em questão a partir de sua desestruturação/desmontagem, tendo em vista a perspectiva de análise proposta pelo historiador Jacques Le Goff (1994). Por fim, apresenta-se como se configurou a proposta intuitiva para ensinar a contar e a calcular, através da análise das páginas da Arithmetica Primária. A análise revelou que a proposta intuitiva para o ensino de número e cálculo conferiu outros realces à Aritmética do curso primário: o apelo à observação, manipulação, experimentação, comparação e prática.

Biografia do Autor

Marcus Aldenisson Oliveira, Doutorando pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestre pela Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT). Doutorando em Ciências na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Ilka Miglio Mesquita, Universidade Tiradentes (UNIT)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade Tiradentes (UNIT).

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Publicado

2015-06-18

Como Citar

Oliveira, M. A., & Mesquita, I. M. (2015). A Aritmética Intuitiva do curso primário lida em livro didático: como ensinar número e cálculo?. Perspectiva, 33(1), 403–428. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p403