A infância e o brincar na cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p897Resumo
A partir de estudos que discutem a cibercultura, a infância e o brincar na cultura digital o artigo reflete sobre a cultura lúdica infantil na era das conexões. O caminho percorrido foi buscar pistas das características mais marcantes da cibercultura para em seguida observá-las na cultura lúdica infantil. O argumento principal é o de que as crianças que fazem parte da chamada Geração Net, que nasceram inserida no contexto das tecnologias de informação e comunicação, participam ativamente do mundo digital, vivem, sobretudo por meio das tecnologias móveis, a conectividade. Nesse contexto, tocar em telas e brincar são modos especiais de construir subjetividades e existências, de viver e produzir a cultura infantil. O artigo conclui que o toque nas mais diversas telas, muitas delas na palma da mão, traduzem muito do que é brincar e do lúdico na atualidade. Tocar em telas digitais é o mais expressivo modo lúdico que as crianças encontram para elaborar a vida por meio de alegrias e prazeres privados e coletivos nos domínios da rede.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.