Primazia do real na construção do conhecimento científico e primazia da teorização na construção de pesquisas científicas: contribuições metodológicas a partir de Miriam Limoeiro Cardoso

Siomara Moreira Vieira Borba, Rosa Maria Corrêa das Neves

Resumo


Neste artigo, reivindica-se a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas educacionais tendo por referência a contribuição metodológica de Miriam Limoeiro Cardoso, posição que envolve dois movimentos desta pesquisa. Inicialmente, são expostas as teses da distinção entre realidade e objeto científico e da teorização como processo inicial da construção do objeto de investigação, que sintetizam o exame que autora empreende a partir dos apontamentos metodológicos de Karl Marx em seu processo de elaboração de uma teoria geral do capitalismo. A possibilidade da fecundidade de suas contribuições resulta da constatação de problemas na relação entre teoria e empiria que é identificada através da sumarização de análises da pesquisa educacional brasileira até início deste século, possivelmente ainda atual.


Palavras-chave


Conhecimento Científico; Miriam Limoeiro Cardoso; Pesquisa da Educação

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p429



Direitos autorais 2016 Siomara Moreira Vieira Borba, Rosa Maria Corrêa das Neves

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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