A literatura infantil na alfabetização: a formação da criança leitora

Autores

  • Lilane Maria de Moura Chagas Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Chirley Domingues Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p77

Resumo

O presente texto aborda algumas formas de se pensar a literatura infantil no ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental. Tem-se, ainda, a pretensão de apresentar algumas possíveis formas de aproximação da literatura nesse nível de ensino. Acredita-se que, ao integrar ativamente a literatura infantil no processo da alfabetização (conhecimentos da oralidade e da escrita, das diversas formas verbais e não verbais de se compreender e descobrir o mundo) e na aquisição e ampliação da linguagem, estaremos contribuindo para a formação literária das crianças. Assim, em um primeiro momento, e sem esgotar o tema, desenvolvem-se algumas questões teóricas em relação à literatura Infantil, à leitura e à criança. No segundo momento, são tecida algumas reflexões sobre as práticas de leitura que as crianças do ciclo de alfabetização estão vivenciando a partir do contato com o Acervo Complementar do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE) incluídos no material distribuído pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Brasil. Ressalta-se uma antiga e permanente preocupação quando se trata da relação literatura e educação no que diz respeito a como tem sido trabalhada a literatura produzida para as crianças. Dessa forma, que implicações têm a literatura inserida nos programas de formação de professor? Finaliza-se o texto dando destaque para os programas de incentivo à leitura como uma contribuição significativa para a formação da criança leitora.

Biografia do Autor

Lilane Maria de Moura Chagas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Chirley Domingues, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Mestre em Literatura e Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Curso de Letras da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Downloads

Publicado

2015-06-18

Como Citar

de Moura Chagas, L. M., & Domingues, C. (2015). A literatura infantil na alfabetização: a formação da criança leitora. Perspectiva, 33(1), 77–96. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p77

Edição

Seção

Dossiê Professor Alfabetizador: Formação Ensino e Aprendizagem

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)