Crítica curricular ao novo ensino médio

um relato discente da rede pública estadual de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2024.100097

Palavras-chave:

Novo ensino médio, Educação pública, Currículo

Resumo

Este artigo busca oferecer uma contribuição crítica aos debates em torno do Novo Ensino Médio no Brasil, centrando-se nas perspectivas de estudantes da rede pública estadual de Santa Catarina. Utilizando entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados e adotando a pesquisa participativa como método, o estudo apresenta resultados delineados de maneira dissertativa, incorporando as falas literais dos alunos para proporcionar uma expressão autêntica em relação às principais mudanças curriculares do Ensino Médio. Além disso, o artigo fundamenta-se em dados, estatísticas, leis educacionais e reportagens jornalísticas para enriquecer as narrativas dos entrevistados. Os resultados revelam o descontentamento e a frustração dos alunos em relação ao modelo vigente do Ensino Médio, especialmente no que diz respeito às suas expectativas de ingresso no Ensino Superior. Referenciando suas próprias vivências escolares, os entrevistados destacam uma série de falhas e contradições no Novo Ensino Médio, enfatizando que o atual modelo curricular não os prepara adequadamente para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para os vestibulares de universidades como a UFSC e UDESC.  Para além disso, ressaltam que o documento curricular do Novo Ensino Médio em Santa Catarina não cumpre seus objetivos, visto as limitações inerentes ao próprio funcionamento de sua escola. A partir da fala dos estudantes, concluímos, portanto, que a Reforma do Ensino Médio não apenas reflete as contradições sociais e políticas existentes no Brasil, mas também aprofunda os problemas inerentes ao sistema educacional nacional.

Biografia do Autor

Elisa Gomes Prestes, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora, Mestra e Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora de geografia da rede federal de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem interesse pelas áreas de fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de Geografia, Geopolítica, Geografia Econômica e Epistemologia da ciência geográfica.

 

   

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Publicado

2024-11-28