Crítica curricular ao novo ensino médio

um relato discente da rede pública estadual de Santa Catarina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2024.100097

Keywords:

New high school, Public education, Curriculum

Abstract

This article seeks to offer a critical contribution to the debates surrounding the new system of secondary education in Brazil, focusing on the perspectives of students from the state public school of Santa Catarina. Using semi-structured interviews as a data collection technique and adopting participatory research as a method, the study presents results outlined in a dissertation manner, incorporating the students' literal statements to provide an authentic expression in relation to the main curricular changes in High School. Furthermore, the article is based on data, statistics, educational laws and journalistic reports to enrich the interviewees' narratives. The results reveal students' dissatisfaction and frustration in relation to the current High School model, especially with regard to their expectations for entering Higher Education. Referencing their own school experiences, the interviewees highlight a series of flaws and contradictions in the new system of secondary education, emphasizing that the current curricular model does not adequately prepare them for the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) and for entrance exams at universities such as UFSC and UDESC. Furthermore, they emphasize that the New High School curriculum document in Santa Catarina does not meet its objectives, given the limitations inherent to the functioning of their school. Based on the students' speeches, we conclude, therefore, that the High School Reform not only reflects the social and political contradictions existing in Brazil, but also deepens the problems inherent to the national educational system.

Author Biography

Elisa Gomes Prestes, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora, Mestra e Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora de geografia da rede federal de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem interesse pelas áreas de fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de Geografia, Geopolítica, Geografia Econômica e Epistemologia da ciência geográfica.

 

   

References

ACESSO à universidade é menor para alunos da rede pública. Extraclasse, Porto Alegre, ano 2018, p. 1, 6 dez. 2018. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/educacao/2018/12/acesso-a-universidade-e-menor-para-alunos-da-rede-publica. Acesso em: 7 fev. 2024.

AMORIM, Daniela; FELIX, Paula. IBGE revela que 6 em cada 10 jovens que concluem o ensino médio param de estudar para trabalhar. Terra Notícias, São Paulo, p. 1, 15 jul. 2020. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/ibge-revela-que-6-em-cada-10-jovens-que-concluem-o-ensino-medio-param-de-estudar-para-trabalhar,bcb54ce9df05b6b41bd0164a26d00c03timn1azs.html. Acesso em: 7 fev. 2024.

BARROS, Janayna. Mais horas de aula? Veja o que muda com o Novo Ensino Médio a partir de 2025. R7 Notícias, Escola e Educação, 2024. Disponível em: <https://escolaeducacao.com.br/mais-horas-de-aula-veja-o-que-muda-com-o-novo-ensino-medio-a-partir-de-2025/>. Acesso em: 24 jul. 2024.

BRANDÃO, Carlos R.; BORGES, Maristela C. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Educação Popular, Uberlândia, v. 6, p. 51-62, 2007. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19988/10662. Acesso em: 24 jan. 2024.

BRASIL, Gov.br. Novo Ensino Médio começa a ser implementado gradualmente a partir de 2022. Serviços e Informações do Brasil Gov.br, 14 jul. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2021/07/novo-ensino-medio-comeca-a-ser-implementado-gradualmente-a-partir-de-2022#:~:text=Com%20carga%20hor%C3%A1ria%20maior%20e,14)%20pelo%20Minist%C3%A9rio%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 11 nov. 2024.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, ano 108, 20 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 10 jan. 2024.

BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Conversão da Medida Provisória n. 746, de 2016. Diário Oficial da União: Brasília, DF, ano 129, 16 fev. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 10 jan. 2024.

BRASIL. Portaria n. 521, de 13 de julho de 2021. Institui o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 42, p. 47, 14 jul. 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-521-de-13-de-julho-de-2021-331876769. Acesso em: 17 jan. 2024.

BRASIL. Lei n. 14.640, de 31 de julho de 2023. Institui o Programa Escola em Tempo Integral. Diário Oficial da União: Brasília, DF, ano 135, 31 jul. 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14640.htm. Acesso em: 11 jan. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, [2018]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 2 fev. 2024.

BRASIL. Novo Ensino Médio: o que muda no novo Ensino Médio? Ministério da Educação, Brasília, DF. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio. Acesso em: 18 jan. 2024.

DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. Campinas, SP: Papirus, 1997.

FERNANDES, Daniela. 4 dados que mostram por que Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, segundo relatório. BBC News Brasil, São Paulo, 7 dez. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59557761. Acesso em: 1 mar. 2024.

FERRAREZ, Gabriela. Concurso público para 8 mil professores efetivos da rede estadual de SC é anunciado pela SED. ND+ Notícias, Florianópolis, 6 set. 2023. Disponível em: https://ndmais.com.br/educacao/concurso-publico-para-8-mil-professores-efetivos-da-rede-estadual-de-sc-e-lancado-pela-sed. Acesso em: 6 fev. 2024.

FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 25-42, 2018. Disponível: https://www.scielo.br/j/ea/a/RKF694QXnBFGgJ78s8Pmp5x/. Acesso em: 13 fev. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Taxa de Ingresso ao nível superior é maior entre alunos da rede privada. Síntese de Indicadores Sociais. Agência IBGE Notícias, 6 dez. 2018. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2018-agencia-de-noticias/noticias/23300-taxa-de-acesso-ao-nivel-superior-e-maior-entre-alunos-da-rede-privada. Acesso em: 20 fev. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2022: Educação. Rio de Janeiro, Diretoria de Pesquisas IBGE, 2023, Disponível em:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102002_informativo.pdf. Acesso em: 10 fev. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Síntese de indicadores sociais – 2023: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro, Diretoria de Pesquisas IBGE, 6 dez. 2023. Disponível em: http://tinyurl.com/du5r3yt2. Acesso em: 7 fev. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Pesquisa revela resposta educacional à pandemia em 2021. Brasília: MEC, 31 out. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/pesquisa-revela-resposta-educacional-a-pandemia-em-2021. Acesso em: 7 fev. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Taxas de rendimento escolar. Brasília, MEC, 19 jul. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/taxas-de-rendimento-escolar/2022. Acesso em: 11 fev. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo da Educação Básica 2023: notas estatísticas. Brasília: MEC, 2024. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_basica_2023.pdf. Acesso em: 8 fev. 2024.

JORNAL NACIONAL, Rede Globo. Três em cada dez alunos do ensino médio da rede pública também trabalham. 12 ago. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/08/12/tres-em-cada-dez-alunos-do-ensino-medio-da-rede-publica-tambem-trabalham.ghtml.

LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E. P. U., 2. ed., 2015.

MAZENOTTI, Priscilla. Revogação do Ensino Médio está em proposta da CONAE. Rádio Agência, EBC, Brasília, 31 jan. 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/educacao/audio/2024-01/revogacao-da-reforma-do-ensino-medio-esta-em-proposta-da-conae. Acesso em: 20 fev. 2024.

PAÍSES com maior desigualdade social do mundo. Revista Exame [online], São Paulo, 29 dez. 2023. Disponível em: https://exame.com/mundo/quais-sao-os-paises-com-maior-desigualdade-social-do-mundo-veja-a-posicao-do-brasil-no-ranking/ Acesso em: 1 mar. 2024.

RATIER, Rodrigo. Conferência propõe 'cavalo de pau' na educação e pressiona MEC. Uol Notícias, São Paulo, 30 jan. 2024. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/rodrigo-ratier/2024/01/30/conferencia-propoe-cavalo-de-pau-na-educacao-e-pressiona-mec.htm. Acesso em: 9 fev. 2024.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base do ensino médio do território catarinense: caderno 3 – Portfólio de Trilhas de Aprofundamento. Florianópolis, 2021.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SOUZA, Murilo. Projeto do governo federal redefine diretrizes do ensino médio no País. Câmara dos Deputados, Agência Câmara Notícias, Brasília, DF, 31 out. 2023. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1012689-projeto-do-governo-federal-redefine-diretrizes-do-ensino-medio-no-pais. Acesso em: 9 fev. 2024.

TOKARINA, Mariana. Entenda como o novo ensino médio vai impactar o ENEM. Agência Brasil: Empresa Brasileira de Comunicação. Brasília, 10 nov. 2023. https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-10/entenda-como-o-novo-ensino-medio-vai-impactar-o-enem#:~:text=Um%20parecer%20aprovado%20pelo%20Conselho,curso%20superior%20que%20pretende%20cursar. Acesso em: 12 mar. 2024.

Published

2024-11-28