Uma abordagem sobre preservação ambiental a partir das letras musicais no nono ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2024.102673Palavras-chave:
Aula de geografia, Letras musicais, Meio ambienteResumo
O presente estudo aborda a preservação ambiental a partir das letras musicais no nono ano do Ensino Fundamental. Frente a isso, o objetivo geral foi evidenciar o papel do uso de músicas como instrumento didático para temática ambiental. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa, atividade lúdica com aplicabilidade da música “meio ambiente de amanhã”, e questionário para analisar a percepção do professor de geografia participante da pesquisa durante a atividade aplicada. Os resultados apontaram que as letras musicais didáticas podem causar impactos na vida das pessoas, e por estar sempre presente no cotidiano, pode proporcionar de forma lúdica rodas de conversas e análises em sala de aula no ensino de geografia. Portanto, conclui-se que a música possui essência didática, e é uma possibilidade metodológica para o professor ministrar aulas de temas ambientais, despertando os alunos através da análise das letras, promovendo a reflexão.
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