Reflexões sobre Formação de Professores em Geografia: A Ideia de Conhecimento Geográfico Pertinente

Autores

  • Alana Rigo Deon Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Dilermando Cattaneo da Silveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Robson Olivino Paim Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Diante dos diferentes elementos que constituem o atual quadro da formação de docentes para a educação básica e os paradoxos subjacentes a este processo, o trabalho objetiva refletir a formação de professores de Geografia na perspectiva de superação das dicotomias que se colocam tanto no processo formativo do professor quanto na implementação de práticas pedagógicas na Geografia Escolar. Partindo da revisão bibliográfica baseada em Callai (2013), Paulo Freire (2013), Edgar Morin (2000, 2011a, 2011b) e Lopes e Pontuschka (2010) as reflexões teóricas encaminham para a emergência de incorporar o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (CPC) nos cursos de formação de professores a fim de que estes tenham condições de potencializar o ensino realizados nas escolas de educação básica via inserção do Conhecimento Geográfico Pertinente.

 

Biografia do Autor

Alana Rigo Deon, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Geografia pela UFFS.

Dilermando Cattaneo da Silveira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Geografia

Professor do curso de Geografia da UFFS.

Robson Olivino Paim, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Geografia

Professor do curso de Geografia da UFFS.

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Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos Científicos