A Bomba Atômica: Literatura e Origami no Ensino de Geografia e História

Autores

  • Carolina Rehling Gonçalo Universidade Federal de Pelotas
  • Mario Marcello Neto Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este artigo procura fomentar o trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de História, Geografia e Literatura numa proposta acerca da Segunda Guerra Mundial, precisamente sobre a bomba atômica, numa proposta que envolve diferentes gêneros literários e origami, compreendendo que as obras literárias em questão são tratadas como documentos, capazes de representar determinada realidade, indivíduos de um lugar e de um tempo. Busca-se trabalhar o espaço geográfico como produto histórico construído e reconstruído constantemente, bem como conceitos chaves como lugar e memória. Assim foram selecionadas para este trabalho as seguintes obras literárias: Gen pés descalços do autor: Keiji Nakasawa e Sadako e os mil pássaros de papel de Eleanor Coerr. A proposta ainda indica o uso do origami para se trabalhar com a temática em questão, uma vez que existe um origami denominado tsuru, conhecido mundialmente como o pássaro da paz, que popularizou-se pela história de vida de Sadako Sasaki, vítima da radiação da bomba atômica lançada em Hiroshima no ano de 1945. Acredita-se que unindo áreas que apresentam proximidade quanto ao tema escolhido, possa-se construir o conhecimento de maneira mais lúdica, significativa e criativa, apresentando recursos diferentes dos usados habitualmente nas aulas das respectivas disciplinas, principalmente no que diz respeito à História e Geografia. 

 

Biografia do Autor

Carolina Rehling Gonçalo, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Geografia na Universidade Federal de Pelotas.

Mario Marcello Neto, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando em História na Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos Científicos