O Ensino de Geografia Física: Proposta de Análise do Extremo Sul do Rio Grande do Sul
Resumo
Esse trabalho propõe a formação e consolidação de um núcleo de pesquisa sobre o ensino de Geografia Física e questões socioambientais no extremo Sul do Rio Grande do Sul. A relevância dessa abordagem nasce da constatação de pesquisas anteriores (PIBID - 2011 a 2013), que detectaram que as temáticas mais recorrentes de intervenção sugeridas pelos professores de Geografia nas escolas eram aquelas relacionadas aos aspectos físicos da Geografia, sendo que esses aspectos também foram apontados pelos alunos da educação básica como os mais “complexos” e difíceis. Com base neste pressuposto, e tendo como referência a pesquisa realizada em diversas escolas do município de Pelotas/RS, é que pretende-se analisar a transposição didática dos conteúdos de Geografia Física (Geomorfologia, Sedimentologia, Biogeografia, Climatologia e Cartografia) desde o conhecimento científico até sua seleção e ensino nas escolas, e desta forma refletir sobre a relutância dos professores em abordar o tema, bem como a dificuldade na aprendizagem significativa dos alunos. Para o alcance dos objetivos e metas a metodologia da pesquisa foi dividida em dois eixos de ação que compreendem (1) o processo de transposição didática dos conteúdos de Geografia Física que implica na análise dos aspectos teóricos e metodológicos do ensino (levantamento bibliográfico por blocos temáticos, análise de documentos oficiais de ensino e entrevistas) e (2) trabalhos de campos no extremo sul do Rio Grande do Sul, a fim de detectar e mapear temas geradores de ensino na sala de aula, considerando o local de vivências dos alunos, além da organização e a confecção de recursos didáticos (flanelógrafos, jogos de tabuleiro, jogos de carta, maquetes, história em quadrinhos, vídeos, documentários, objetos de aprendizagem, entre outros) que auxiliem o trabalho do professor em sala de aula.
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