As Cconcepções de Professores da Rede Pública de Ensino de Irati/PR sobre o Currículo da Geografia na Escola Básica

Autores

  • Daniel Luiz Stefenon Unicentro/Irati

Resumo

Esse trabalho de investigação teve como objetivo principal compreender como professores da rede de ensino pública do núcleo regional de educação de Irati/PR concebem o currículo da Geografia na educação básica. Além disso, procurou-se investigar como esses professores estabelecem as relações entre o currículo escolar, os conceitos científicos e os conhecimentos consensuais que os alunos trazem à escola. Os resultados da pesquisa apontam que os professores de Geografia entrevistados possuem uma visão do currículo a partir de referenciais epistemológicos plurais, sendo que apenas os estudos geográficos de ênfase cultural possuem uma menor participação em seus planos de trabalho, acompanhando o que ocorre nos livros didáticos utilizados pelos docentes. Além disso, verificou-se também, a partir das representações dos docentes, o reconhecimento da relevância que os conhecimentos geográficos possuem para os alunos, o que aponta para uma necessidade constante de valorização dos saberes especializados ensinados na escola, condição básica para a democratização do conhecimento e para a inclusão dos estudantes no contexto amplo da sociedade.

 

Biografia do Autor

Daniel Luiz Stefenon, Unicentro/Irati

Doutorando pela Faculdade de Educação da USP
Professor do Departamento de Geografia da Unicentro/Irati

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Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos Científicos