Redes Sociais nas Práticas Escolares da Geografia

Autores

  • Élida Pasini Tonetto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ivaine Maria Tonini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este estudo busca analisar as potencialidades/operacionalidades das práticas pedagógicas da Geografia na apropriação das redes sociais online. Para isso, iremos identificar possíveis potencialidades oferecidas pelas redes sociais online para a Geografia, avaliar a operacionalidade das práticas pedagógicas com as redes sociais online no ensino de Geografia e refletir sobre os elementos que contribuem para implementação de práticas escolares com redes sociais na Geografia. As linhas teóricas da pesquisa estão tramadas entre os conceitos de espaço, ciberespaço e transitando por dois espaços fundamentais: o da escola e o das redes. A abordagem metodológica é construída nas trilhas das pesquisas pós-críticas em educação, e o Facebook será o lócus para analisar as novas formas de comunicar que subjetivam os sujeitos e engendram novos formatos de ensinagem. Os resultados apontam diferentes potencialidades e operacionalizadas das redes sociais online, mas que não representam apenas o uso da técnica em sala de aula, mas sim como parte da agenda de busca pela construção de processos de aprendizagens significativos em Geografia, através das redes sociais, que representam uma forma contemporânea de comunicar/interagir presente no cotidiano dos alunos.

 

Biografia do Autor

Élida Pasini Tonetto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profª Me. em Geografia
Doutorando do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRGS

Ivaine Maria Tonini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profª Dra. em Geografia

Professora da Faculdade de Educação Departamento 

de Ensino e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS

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Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos Científicos