O Ensino de Geografia através da Gastronomia: Práticas que dão Sabor as Aulas

Autores

  • Paula Terres Carvalho Instituto Educacional Cardeal Arcoverde – IECA

Resumo

O artigo relata o desenvolvimento de um projeto para a utilização de saberes gastronômicos nas aulas de Geografia dos 9º anos de uma escola pública do município de Passo Fundo/RS. Apesar desta escola ser a terceira a sediar o projeto, as atividades não perderam o seu valor, pois tratam-se de conhecimentos dinâmicos e interessantes, que atraem a curiosidade dos educandos. Ao estudar os aspectos geográficos dos continentes, procurou-se fazer a ligação com algum aspecto gastronômico que pudesse gerar discussões e, ao mesmo tempo, promovesse prazer ao ser saboreado. Como metodologia, adotou-se a pesquisa bibliográfica em livros didáticos e na internet, buscando as informações necessárias para cada atividade. Para o encerramento do estudo, propôs-se o conhecimento de algumas particularidades alimentícias do lugar, apresentando sua história e promovendo a degustação do produto. O projeto encontra-se em curso, portanto, não há resultados específicos para todas as etapas. Num primeiro momento foi realizada a produção das Bruschettas e a degustação de Nutella, alimentos com importância histórica e econômica para a Europa. Para os demais continentes também serão oportunizadas pesquisas, porém a degustação ocorre com a escolha de produto que pode ser cozido pela professora ou adquirido pronto, devido a limitações da escola. Para a Ásia, pensou-se em trabalhar com os alimentos do Oriente Médio (pão sírio, gheraibe) e com os famosos biscoitos da sorte chineses. Para a África, pretende-se focar em Scones e Koksister vinculando o processo de colonização e sua influência, finalizando o estudo com a degustação de noz de macadâmia, considerada nativa da Austrália e torta de maçã, produtos típicos na Oceania, continente marcado especialmente pela imigração. Sabe-se que essas iniciativas não são práticas novas, mas contribuem para aperfeiçoar as metodologias de sala de aula, atualmente tão necessárias para manter os educandos atentos e participativos, num ambiente, muitas vezes, pouco atrativo.

 

Biografia do Autor

Paula Terres Carvalho, Instituto Educacional Cardeal Arcoverde – IECA

Especialista em Educação Socioambiental
Professora de Geografia no Instituto Educacional Cardeal Arcoverde – IECA

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Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos Científicos