Práticas de Docência da Geografia Escolar e Ações Ambientais Pedagógicas na Educação Básica
Resumo
Apresentando uma reflexão a partir da pesquisa desenvolvida para a dissertação de mestrado “AÇÕES PEDAGÓGICAS E QUESTÕES AMBIENTAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU-SC”, na linha “Geografia em Processos Educativos” do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC, o presente artigo desenha uma análise e reflexão dos resultados obtidos na coleta de dados em relação aos professores de geografia. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar as ações ambientais pedagógicas desenvolvidas na educação básica, conforme preconiza a temática ambiental nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. A urgência e contemporaneidade das questões ambientais têm sensibilizado educadores a desenvolverem nas escolas ações ambientais pedagógicas. Na pesquisa, utilizou-se como técnica para a coleta de dados, dois questionários: um destinado aos coordenadores/diretores pedagógicos das escolas e outro para os professores de geografia. O referencial teórico traz apontamentos sobre a escola, ensino, necessidade das práticas de docência da geografia escolar e aprendizagem. Ao longo do trabalho, suscitou a reflexão sobre a profissionalidade do professor, sua subjetividade e formações iniciais, assim como a complexidade do trabalho docente, a diversidade de situações próprias da escola, que nem sempre configuram o ato educativo, com devida importância. A geografia tem se reestruturado e na contemporaneidade se apresenta cada vez mais como ciência complexa, buscando totalidade, complementaridade e inter-relações em relação ao seu objeto de estudo (o espaço), categorias de análise e conceitos, para analisar e explicar fatos e fenômenos geográficos. Ao final, constatou-se que a geografia escolar está atenta a estas novas configurações e fundamentações teóricas, mas, nem sempre consegue acompanhá-las, onde há uma deficiência no trabalho pedagógico da disciplina em relação ao tema meio ambiente no contexto da transversalidade.
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