Formação de Professores em Geografia: Reflexões e Indagações sobre Educação Integral, Organização Curricular por Áreas do Conhecimento e Diversidade

Autores

  • Willian Simões Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.

Resumo

O presente texto tem como objetivo geral apresentar o resultado de reflexões e um conjunto de indagações a respeito da formação inicial e continuada de professores de Geografia. Procura-se dialogar com diferentes autores, para discutir o papel do ensino da Geografia e problematizar a formação de professores, em um cenário atual marcado por diferentes tensões no campo político das políticas públicas educacionais no Brasil. Três grandes temáticas se fazem presentes: a educação integral, a organização do currículo da Educação Básica por Áreas do Conhecimento e o atendimento às diversidades. Entendemos que estas questões interferem no tratamento/trabalho com os conteúdos/conhecimentos escolares (ao que ensinar, como e porquê), na postura de ser professor de Geografia na Educação Básica, o papel dos conhecimentos geográficos na formação dos estudantes ou para onde caminhará a Geografia nos currículos escolares. Procura-se tratar como estes temas têm aparecido nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, objetivando problematizar velhos-novos desafios para o ensino da Geografia na atualidade, o lugar dos conhecimentos geográficos em um contexto em que se discute reformas da Base Nacional Comum e a garantia de direitos educacionais. Reforça-se o compromisso com uma compreensão crítica de ensino e de formação de professores de Geografia.

 

Biografia do Autor

Willian Simões, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.

Doutorando em Geografia, pela Universidade Federal do Paraná. Professor da Área de Ensino da Geografia, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Contato: willian.simoes@uffs.edu.br

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Publicado

2015-11-30

Edição

Seção

Artigos Científicos