Formação de Professores em Geografia: Reflexões e Indagações sobre Educação Integral, Organização Curricular por Áreas do Conhecimento e Diversidade
Resumo
O presente texto tem como objetivo geral apresentar o resultado de reflexões e um conjunto de indagações a respeito da formação inicial e continuada de professores de Geografia. Procura-se dialogar com diferentes autores, para discutir o papel do ensino da Geografia e problematizar a formação de professores, em um cenário atual marcado por diferentes tensões no campo político das políticas públicas educacionais no Brasil. Três grandes temáticas se fazem presentes: a educação integral, a organização do currículo da Educação Básica por Áreas do Conhecimento e o atendimento às diversidades. Entendemos que estas questões interferem no tratamento/trabalho com os conteúdos/conhecimentos escolares (ao que ensinar, como e porquê), na postura de ser professor de Geografia na Educação Básica, o papel dos conhecimentos geográficos na formação dos estudantes ou para onde caminhará a Geografia nos currículos escolares. Procura-se tratar como estes temas têm aparecido nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, objetivando problematizar velhos-novos desafios para o ensino da Geografia na atualidade, o lugar dos conhecimentos geográficos em um contexto em que se discute reformas da Base Nacional Comum e a garantia de direitos educacionais. Reforça-se o compromisso com uma compreensão crítica de ensino e de formação de professores de Geografia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.