Três Estados para uma Aula de Geografia

Autores

  • Bruno Nunes Batista Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente texto propõe-se a discutir o ensino de Geografia, na contemporaneidade, através de três eixos temáticos, que estão ancorados em uma perspectiva de educação construtivista, com base na pedagogia social e crítica. Começamos elencando a categoria do espaço geográfico lugar, partindo do pressuposto de que ensinar Geografia baseia-se na relação do cotidiano escolar com a totalidade espacial. Na sequência, apresentamos a presentificação geográfica como possibilidade de ensino, enquanto uma técnica que traduz didaticamente o currículo a partir das diferentes temporalidades que coexistem em um mesmo espaço social. No terceiro eixo, defendemos a necessidade da construção do conhecimento geográfico utilizando métodos ativos alicerçados na autoria e na colaboração, compreendo a Geografia escolar como um componente vinculado à esfera social e política. Encerramos a discussão defendendo a carga intersubjetiva contida no ensino de Geografia, pois toda didática geográfica tem uma conotação temporal específica ao contexto da aprendizagem.

Biografia do Autor

Bruno Nunes Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Geografia (Ensino) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e licenciado em Geografia pela UFRGS. Professor da Rede Pública de Ensino.

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Publicado

2015-11-30

Edição

Seção

Espaço Metodológico