A avaliação no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de geografia na unidade escolar Osair Valente em Canto do Burití, Piauí

Autores

  • Silvana Araújo Maciel Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Resumo

 

Atualmente, muito se tem discutido sobre a avaliação no contexto escolar. Busca-se uma verdadeira definição para o seu significado, justamente porque esse tem sido um dos aspectos mais problemáticos na prática pedagógica. O presente trabalho objetiva analisar o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia na Unidade Escolar Osair Valente em Canto do Buriti – PI. Para tanto utilizou-se a pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos e fotografias para maior aprofundamento da temática. Fez se necessário realizar, ainda, a pesquisa de campo para coletar dados mediante a aplicação de questionários com 20 (vinte) alunos e entrevista com 1 (um) docente. A partir da realização das entrevistas e de posse dos dados coletados em campo, foram iniciadas as tabulações e análise dos dados, obtendo assim resultados e discursões acerca do tema em questão. Observou-se que o professor de Geografia considera que o desinteresse e a falta de acompanhamento do país, são os principais problemas que interferem o processo de avaliação da aprendizagem. Entretanto, os alunos entrevistados acham adequadas as estratégias de ensino do professor e dizem ter dificuldade em relacionar os temas estudados com o dia-a-dia. Nesse sentido a avaliação não pode ser entendida como um momento final do processo, mas estar presente em todas as etapas do mesmo e funcionar como meio auxiliador da aprendizagem escolar.

 

 

Biografia do Autor

Silvana Araújo Maciel, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2008). Especialização em Docência no Ensino Superior (UESPI) e Gerenciamento em Recursos Ambientais (IFPI). Atualmente é professora do quadro provisório da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professora da Prefeitura Municipal de Piripiri e professora formadora do Plano Nacional de Educação Básica -PARFOR-UESPI. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, meio ambiente.

Downloads

Publicado

2016-05-31

Edição

Seção

Artigos Científicos