Reflexões sobre o papel social da escola

Autores

  • Carolina Machado Rocha Busch Pereira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Denis Ricardo Carloto

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a função social da escola e o papel do professor. A perspectiva teórica da reflexão é adensada na teoria de António Nóvoa sobre a escola baseada na aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa teórica de natureza bibliográfica sobre a educação na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora Adjunta do curso de Geografia (licenciatura/bacharelado) da Universidade Federal do Tocantins campus de Porto Nacional desde 2005, atua junto ao Curso de Graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) e ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia (Campus de Porto Nacional). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Geografia e Geografia Cultural. Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo USP, mestre em Geografia pela UNESP Presidente Prudente e graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina UEL.
Atualmente é coordenadora do Laboratório de Práticas e Metodologias de Ensino de Geografia (LEGEO) na UFT. É membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) da Universidade Federal de Goiás, do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (NEUCIDADES) da Universidade Federal do Tocantins e da Rede Latinoamericana de Investigação em Didática da Geografia (REDLADGEO). É editora da Revista Brasileira de Educação em Geografia e membro do conselho consultivo e revisor  da Revista Ra e Ga: O Espaço Geográfico em Análise, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e da Revista Caminhos de Geografia do Programa de Pósgraduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

ALPERT, Harry. Durkheim. México: Fundo de Cultura Econômica, 1945.

ALVES, Zélia M. M. Biasoli. Professores de escola pública: formação e atuação profissional. Revista Paidéia, Ribeirão Preto, FFCLRP, fev.-ago. 1995, p. 17-36. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/n8-9/03.pdf >. Acesso em: 30 de agosto de 2015.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Brasília: 1996.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004.

FERREIRA Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 3. ed. São Paulo: Positivo, 2004.

FREITAG, Barbara. Escola, estado e sociedade. 5. ed. São Paulo: Moraes, 1984.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HUNT, J. Escola pra quê? Revista Galileu. Rio de Janeiro, Ed. Globo, 2011. 88 p.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
_______. O declínio da escola pública brasileira: apontamentos para um estudo crítico. In: LOMBARDI, José C. e SAVIANI, Dermeval (Orgs.). História, educação e transformação: tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.
_______. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, mar. 2012.

NEVES, Lucia M. W. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégia do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

NÓVOA, António (Org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 1995.
______. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
_______. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Sinpro, SP, 2007. Disponível em: < http://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf>. Acesso em: 30 de agosto de 2015.

ROCHA, Ruth. Quando a escola é de vidro. In: ______. Admirável mundo louco. Rio de Janeiro: Salamandra, 1986.

Downloads

Publicado

2016-05-31

Edição

Seção

Artigos Científicos