UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM QUEVEDOS/RS

Natália Lampert Batista, Elsbeth Léia Spode Becker, Roberto Cassol

Resumo


O homem construiu sua história por meio do constante processo de ocupação e transformação do espaço natural. A Geografia possui como objeto de análise esta relação, sociedade-natureza, e, neste contexto, a temática ambiental é fortemente marcada no seu discurso. Os mapas revelam, então, uma complexa e valiosa linguagem para a compreensão do espaço geográfico. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral apresentar uma sequência didática para a sensibilização ambiental por meio de um recurso de ensino: o Hipermapa. Com base nos resultados da pesquisa, acredita-se que as práticas vinculadas ao entendimento ambiental local, como a construção de mapas mentais, a utilização de materiais de ensino voltados ao município (Hipermapa) e a reflexão sistematizada e escrita sobre a sua realidade ambiental contribuem para o entendimento do espaço geográfico de modo articulado, inter-relacional e sistêmico, permitindo um pensar mais reflexivo e despertando o sentimento de pertencimento e de identidade dos educandos. 


Palavras-chave


Cartografia Escolar. Educação Ambiental. Sequência didática.

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