As dificuldades no ensino-aprendizagem da disciplina geografia na Unidade Escolar Godofredo Freire

Silvana Araújo Maciel

Resumo


Estudar Geografia é um fator importante na vida social dos alunos. Ajuda-os a entender a necessidade de conhecer o nosso espaço geográfico e a compreender melhor o mundo. Mas, às vezes, a maneira que esta sendo ensinada nas escolas, faz com que o aluno perca o interesse e crie dificuldades na aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos no ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia na Unidade Escolar Godofredo Freire em Teresina, Piauí. Na busca de respostas, foi utilizada a pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa, a revisão bibliográfica, em autores como: Callai (2003); Cavalcante (2002) e Castrogiovanni (2007), a qual possibilitou uma melhor compreensão sobre o tema, foi desenvolvida também a pesquisa de campo com as técnicas de observação direta, aplicação de questionários, direcionados aos alunos, e entrevistas com os professores de Geografia. Com os resultados da pesquisa poderemos perceber que os principais responsáveis pela existência das dificuldades no ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia são os professores e os alunos, que na maioria das vezes, não quererem enfrenta-las, prejudicando assim, a carga de conhecimento que o ensino da Geografia tem a oferecer.

 


Palavras-chave


Dificuldades. Ensino-aprendizagem. Educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2359-1870

v. 6, n. 10, setembro 2019.