Os sete deveres necessários ao ensino da geografia e da cartografia escolar como desafios

Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva, Antonio Carlos Castrogiovanni, Ijaciara Barros de Abreu

Resumo


Na construção deste artigo, traçamos objetivos, pois eles nos levam ao estabelecimento de rotas. Desta forma, metaforizamos “Os Sete Saberes necessários a Educação do Futuro de Edgar Morin (2002),  com a construção do conhecimento geográfico/cartográfico no ensino escolar. Parece que, através do desafio deste artigo, nascerão frutos, tanto para os autores, como para professores de Geografia e pesquisadores, no sentido de, em outras considerações sobre a temática, retomarmos os autores, com novas leituras e discussões críticas, na busca de ideias e de outras verdades provisórias, bem como a  ações pedagógicas não lineares. Assim, este artigo através de ações bibliográficas, objetiva direcionar aos professores que ensinam Geografia a  buscarem caminhos e, com a acomodação,  outros direcionamentos  para ensinar Cartografia, no sentido de  dar conta da espacialidade da Geografia.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Ensino de Cartografia; Cartografia para crianças; Cartografia Escolar

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v. 6, n. 10, setembro 2019.