As concepções e os fundamentos de pesquisa de professores de geografia de escolas públicas em Feira de Santana - BA

Autores

  • Willian Falcão Lopes Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria Cleonice Barbosa Braga UEFS

Resumo

A seguinte investigação se debruçou sobre as concepções e os fundamentos de pesquisa de professores de Geografia de escolas públicas de Feira de Santana – BA. Para tanto foram desenvolvidos os seguintes procedimentos: levantamentos, seleções e análises de materiais bibliográficos sobre pesquisa na prática docente e entrevista a 25 docentes de Geografia. A compreensão a que chegamos foi que a maioria dos professores investigados entende pesquisa como a busca por informações para saciar curiosidades rotineiras da vida, inclusive profissional. Essas “pesquisas” não seguem uma metodologia científica ou abordagem.  Sobre o embasamento dessas concepções, esses professores apontaram a prática cotidiana, a iniciação científica e a pós-graduação. Já os que conhecem a pesquisa docente indicaram como fundamentos desses entendimentos a formação continuada, a leitura de livros e as palestras de educação por eles assistidas.

Biografia do Autor

Willian Falcão Lopes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Ciências Humanas, Geografia

Maria Cleonice Barbosa Braga, UEFS

Ciências Humanas, Educação

Referências

BAGNO, M. Pesquisa na escola: O que é como se faz. Ed: Loyola, São Paulo, Brasil, 1998.

BRAGA, M. C. B.; SANTOS, F. de A.. O futuro professor de Geografia no estágio: contribuições de uma prática embasada na pesquisa. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão - SE, 2010. V. 1.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº. 09. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em Nível Superior, Curso de Licenciatura, de Graduação Plena. Brasília, 08 de maio de 2001.

CAVALCANTI, L. de S.. Geografia e práticas de ensino: Geografia escolar e procedimentos de ensino numa perspectiva sócio-construtivista. Goiânia: Alternativa, 2002.

DEMO, P.. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

FERREIRA, A. B. H. Minidicionário de Língua Portuguesa. 3.ed. rev. amp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa.18.ed São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, p. 99.

PIMENTA, S. G.. Professor reflexivo: Construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4ª ed. São Paulo: Cortês, 2006.

SANTOS, M.. A natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

ZEICHNER, K. M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C. M.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. (Orgs.) Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). SP, Campinas, Mercado de Letras/ALB. 1998.

ZEICHNER, K. M.; DINIZ-PEREIRA, J. E.. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa. v.35, nº 12, maio/agosto/2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v35n125/a0535125. pdf. Acesso em 04 de Março de 2015.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

Espaço Metodológico