As concepções e os fundamentos de pesquisa de professores de geografia de escolas públicas em Feira de Santana - BA

Willian Falcão Lopes, Maria Cleonice Barbosa Braga

Resumo


A seguinte investigação se debruçou sobre as concepções e os fundamentos de pesquisa de professores de Geografia de escolas públicas de Feira de Santana – BA. Para tanto foram desenvolvidos os seguintes procedimentos: levantamentos, seleções e análises de materiais bibliográficos sobre pesquisa na prática docente e entrevista a 25 docentes de Geografia. A compreensão a que chegamos foi que a maioria dos professores investigados entende pesquisa como a busca por informações para saciar curiosidades rotineiras da vida, inclusive profissional. Essas “pesquisas” não seguem uma metodologia científica ou abordagem.  Sobre o embasamento dessas concepções, esses professores apontaram a prática cotidiana, a iniciação científica e a pós-graduação. Já os que conhecem a pesquisa docente indicaram como fundamentos desses entendimentos a formação continuada, a leitura de livros e as palestras de educação por eles assistidas.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; pesquisa; professor pesquisador.

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v. 6, n. 10, setembro 2019.