A geografia em um livro ilustrado: uma abordagem gráfica e imagética
Resumo
O Ensino de Geografia nas escolas, mais especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é de inteira importância para a formação da criança, pois nesta etapa da vida, esta inicia um contato mais amplo com temas sobre o espaço geográfico que a rodeia. As imagens muito podem contribuir para este processo de construção do pensamento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE lançou no ano de dois mil e doze um livro ilustrado chamado “Meu 1º atlas” destinado aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para o presente estudo, este livro opera como uma mídia, pois coloca se como um suporte de informação que busca organizar e sistematizar um determinado conhecimento. Com base no exposto, apresenta-se aqui um breve estudo que tem como objetivo analisar e categorizar as imagens contidas no referido livro ilustrado. As imagens presentes neste livro serão analisadas considerando como categorias de análise as variações de estilo gráfico: naturalista, simbólico e expressivo. Desta forma, observou-se que as imagens gráficas ilustrativas presentes na mídia analisada possuem em sua maioria um forte caráter expressivo denotado em suas linhas, o que confere à imagem uma íntima aproximação da criança com as ilustrações por conta de seu repertório lúdico que lida com o cotidiano vivido e experimentado por elas.Referências
NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011. 368 p.
PERASSI, Richard Luiz de Sousa. Do ponto ao pixel: sintaxe gráfica no videodigital. Florianópolis, Brasil: CCE/UFSC, 2015. Disponível em: <http://sigmo.paginas.ufsc.br/do-ponto-ao-pixel/>. Acesso em: 04 mar. 2017.
PERASSI, Richard Luiz de Sousa. Gramática Comparada da Representação Gráfica. Revista Convergências, v. 6, n. 6. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2010. Disponível em: <http://convergencias.esart.ipcb.pt/artigo/92>. Acesso em: 28 out. 2016.
PERASSI, R.; MENEGHEL, T. Conhecimento, mídia e semiótica na área de Mídia do Conhecimento. In: VANZIN, Tarcício; DANDOLINI, Gertrudes Aparecida (Orgs.). Mídias do conhecimento. Florianópolis: Padion, 2011, v. 1, p. 47-72.
VLACH, V. Geografia em debate. Belo Horizonte: Lê, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.