ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: O QUE PENSAM OS(AS) ACADÊMICOS(AS) DE CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA A RESPEITO?
Resumo
Este artigo objetiva analisar as percepções/conhecimentos de acadêmicos(as) de cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC -, que participaram de uma oficina ofertada em 2018, sobre a temática Altas Habilidades/Superdotação – AH/SD -. Com abordagem qualitativa, fez-se uma análise de conteúdo (BARDIN, 2011) das respostas dos(as) acadêmicos(as) participantes, acerca de dois questionamentos realizados antes e após a oficina. O primeiro referia-se percepções/conhecimentos acerca do tema AH/SD e o segundo aos aspectos relevantes e/ou significativos abordados ao longo da oficina. Como resultados percebeu-se que inicialmente os(as) acadêmicos(as) demonstraram conhecer pouco sobre AH/SD, em contrapartida, apresentavam grande interesse e curiosidade sobre a temática. Percebeu-se que após a realização da oficina, que abarcou estudos sobre a temática (RENZULLI, REIS, 2012; PÉREZ, FREITAS, 2012; 2014), houve por parte dos(as) acadêmicos(as) uma mudança de visão abrangente e de senso comum sobre a temática das AH/SD, para um entendimento mais pontual e específico. Evidencia-se então, que a formação em Educação Especial é muito importante para estes futuros professores, no entanto, devido à pouca visibilidade da temática, ainda há necessidade de mais formações que abordem pontualmente as AH/SD.
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