OFICINAS DE CARTOGRAFIA TÁTIL: FORMANDO PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA INCLUSIVA
Resumo
Neste artigo propomos traçar um panorama reflexivo sobre o papel desempenhado pelas oficinas pedagógicas de cartografia tátil, enquanto espaço de formação para estudantes de cursos de licenciatura, professores e profissionais da área de educação. Dialogamos sobre os conhecimentos inerentes e aqueles advindos à oferta das diversas edições da oficina em espaços/tempos distintos, que tiveram como público alvo estudantes de licenciatura e professores de diversas áreas do conhecimento. Por fim, fizemos algumas considerações relevantes para ampliar o leque de discussões acerca da formação inicial e continuada de professores no âmbito da educação inclusiva. Consideramos que a oferta de oficinas de Cartografia tátil, é importante na medida que permite discutir com profissionais da educação metodologias e recursos efetivos na proposição de um ensino inclusivo, assim como compartilhar conhecimentos que possam ser empregados como ponto de partida para que os professores desenvolvam suas próprias estratégias ao criarem recursos didáticos mediante a demanda, e, principalmente se conscientizem da relevância de uma atuação profissional pautada no respeito e acolhimento da diversidade e, principalmente, no enfrentamento conjunto escola-professor-família de barreiras que impedem o acesso à educação por todos.
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