OFICINAS DE CARTOGRAFIA TÁTIL: FORMANDO PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA INCLUSIVA

Autores

Resumo

Neste artigo propomos traçar um panorama reflexivo sobre o papel desempenhado pelas oficinas pedagógicas de cartografia tátil, enquanto espaço de formação para estudantes de cursos de licenciatura, professores e profissionais da área de educação. Dialogamos sobre os conhecimentos inerentes e aqueles advindos à oferta das diversas edições da oficina em espaços/tempos distintos, que tiveram como público alvo estudantes de licenciatura e professores de diversas áreas do conhecimento. Por fim, fizemos algumas considerações relevantes para ampliar o leque de discussões acerca da formação inicial e continuada de professores no âmbito da educação inclusiva. Consideramos que a oferta de oficinas de Cartografia tátil, é importante na medida que permite discutir com profissionais da educação metodologias e recursos efetivos na proposição de um ensino inclusivo, assim como compartilhar conhecimentos que possam ser empregados como ponto de partida para que os professores desenvolvam suas próprias estratégias ao criarem recursos didáticos mediante a demanda, e, principalmente se conscientizem da relevância de uma atuação profissional pautada no respeito e acolhimento da diversidade e, principalmente, no enfrentamento conjunto escola-professor-família de barreiras que impedem o acesso à educação por todos.

 

Biografia do Autor

Tamara de Castro Régis, UFSC

Graduada em Geografia (bacharelado e licenciatura) e mestra em Geografia pela UFSC. Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ruth Emilia Nogueira, UFSC

Graduada em Engenharia Cartográfica pela UFPR, mestra em Geografia pela UFSC e doutora em Engenharia Florestal pela UFPR. Possui Pós-Doutorado em Geografia (2014) pela Universidade de Lisboa. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina. Fundadora do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE/UFSC).

Referências

ALMEIDA, R. A.. A cartografia tátil no ensino de Geografia: teoria e prática. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007. p. 119-144.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.andislexia.org.br/Estatuto-da-pessoa-com-deficiencia.pdf. Acesso 15 mai. 2019.

BRUNO, M. M. G. A construção da escola inclusiva: uma análise das políticas públicas e da prática pedagógica no contexto da educação infantil. @mbienteeducação, São Paulo, v.1 - n. 2, p. 56-67, ago./dez. 2018.

CAPELLINI, V. L. M. F. O paradoxo da convivência no contexto escolar: há possibilidade de a educação não ser inclusiva. In: Modernidade e Sintomas Contemporâneos na Educação. Carina Alexandra Rondini (Org.) Unesp – São Paulo : Unesp, Núcleo de Educação a Distância; Cultura Acadêmica, 2017.

CARNEIRO, R.U.C. Educação e inclusão: os paradoxos da escola contemporânea. In: Modernidade e Sintomas Contemporâneos na Educação. Carina Alexandra Rondini (Org.) UNESP – São Paulo: UNESP, Núcleo de Educação a Distância; Cultura Acadêmica, 2017.

CUSTÓDIO, G. A. RÉGIS, T. C. Recursos Didáticos no processo de Inclusão Educacional nas aulas de Geografia. In: Nogueira, R. E. (org) Geografia e Inclusão Escolar: teoria e práticas. Florianópolis: Edições do Bosque, 2016.

NOGUEIRA, R. E. Mapas Táteis Padronizados e Acessíveis na Web. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, p. 16-27, ago. 2008.

_____. A disciplina de Geografia na Escola Inclusiva. In: Martins, R. E. M. W.; Tonini, I. M..; Goulart, L. B. (Org.). Ensino de Geografia no Contemporâneo: experiências e desafios. EDUNISC: Santa Cruz do Sul, 2014.

_____. (Org). Geografia e Inclusão Escolar teorias e Práticas. Edições do bosque: Florianópolis, 2016.

_____. Para quem e para que padronizar mapas táteis: subsídios para auxiliar o professor na elaboração de mapas táteis. In: Aguiar, L.M.B.; SOUZA, C.J.O. Conversações com a Cartografia Escolar: para quem e para que. São João Del Rei: UFSJ, 2016b.

PAVIANI, N. M. S.; FONTANA. N. M. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, v. 14, n. 2, maio/ago. 2009.

PREVE. A. M. H. Perder-se: experiência e aprendizagem. In: Cazetta V. e Oliveira Jr. W. M. (Orgs). Grafias do espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. São Paulo: Alínea, 2013.

STAINBACK, William; STAINBACK, Susan. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: ARTMED, 1999.

REGIS, T. C.; NOGUEIRA, R. E. Do mapa em tinta ao mapa tátil: mapas cognoscíveis por estudantes com deficiência visual. In. Martins R.E.M. et al. (Orgs). Educação geográfica em movimento. Goiânia. C&A Alfa Comunicações, 2019.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Edição

Seção

Artigos Científicos