A (IM)POSSIBILIDADE DO MAPA

Autores

Resumo

Este texto apresenta o processo de uma pesquisa de doutorado em Educação concluída em 2018 e desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Nessa pesquisa a cartografia escolar e suas linguagens são consideradas um problema, seja pela reprodução como imagem estática dos fenômenos espaciais, seja como discurso que fixa a leitura do mundo. Porém, mais do que definir outro meio didatizante de ensinar cartografia, esta tese optou pela criação de resistências na educação geográfica ao se aproximar da arte contemporânea. O que pode a arte contemporânea diante do que parece não se mover com a cartografia escolar? Práticas pedagógicas foram propostas na Educação Básica e no Ensino Superior a partir da seleção de obras de arte contemporânea que possuíam elementos da cartografia em suas imagens ou processos criativos. Foram criados no processo de construção da tese dois movimentos: o primeiro como espectadora das obras de artistas reunidos em torno do problema elaborado e da construção de práticas pedagógicas; e um segundo ao de-formar a docência em Geografia com a participação em oficinas de colagens, gravuras e bordados com a intenção de experimentar a possibilidade de, além de espectadora e professora de Geografia, criar outras estéticas cartográficas. Exercitou-se o pensamento pela potência dessas ferramentas artísticas aproximadas dos elementos e objetos da educação geográfica como parte de um processo formativo emaranhado pela arte e pela educação. Ao afirmar o desejo de operar com as imagens cartográficas como expressão e sensação, traçou-se sobre a cartografia escolar possibilidades outras de exercitar a imaginação e outros modos de ler e apresentar o mundo

Referências

CORRÊA, Guilherme; CHILLEMI, Margaret. Oficina “Aprendizagens: o estar junto e o fazer com o outro”. In: Colóquio Ibero-Americano de Educomunicação, III. Universidade do Estado de Santa Catarina, mai. 2014.

DAL PONT, Karina Rousseng. A (im)possibilidade do mapa. 2018b. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018b.

DELEUZE, GILLES; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

MEYER, Dagmar; PARAÍSO, Marlucy (orgs). Metodologias pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

ONETO, Paulo Domenech. A que e como resistimos: Deleuze e as artes. In: LINS, Daniel (org.) Nietzsche/Deleuze: Arte, resistência. Rio de Janeiro: Forense Universitária; Fortaleza, CE: Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, 2007. p. 198-211.

PEREIRA, Juliana Cristina. Cartografias afetivas: Proposições do professor-artista-cartógrafo-etc. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo-SP: Horizonte, 2006.

WOOD, Denis. Dogma Visualizado: Estado-nação, Terra, Rios. In: CAZETTA, Valéria; OLIVEIRA JR, Wenceslao Machado de. Grafias do espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. Campinas: Alínea, 2013. p. 23-52.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Edição

Seção

Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso (Resumos Expandidos)