A busca pela prática no curso de Licenciatura em Geografia EaD de uma instituição privada de ensino

Autores

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar a evolução da oferta da Educação a Distância (EAD) do curso de licenciatura em Geografia, bem como refletir sobre as ferramentas pedagógicas utilizadas nas propostas de aplicação prática dos conhecimentos teóricos em uma instituição privada de ensino superior. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema, coleta e análise de dados quantitativos sobre a graduação presencial e EAD nos últimos anos, além de ter sido feita uma verificação de documentos institucionais, tudo aliado à experiência vivida na instituição pesquisada. A análise dos dados da sinopse estatística revelou o crescimento da EAD e a tendência de ela ultrapassar em número de matrículas, nos próximos anos, a educação presencial. Tal resultado demonstra a importância de pesquisas, reflexões teóricas e aperfeiçoamento prático das ferramentas pedagógicas que compõem o EAD. Nesse contexto, vivencia-se como desafio estimular o desenvolvimento da autonomia dos acadêmicos, a fim de que estes ampliem a utilização dos materiais pedagógicos e reflitam sobre eles.

Biografia do Autor

Kátia Spinelli, Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), Indaial, SC, Brasil

Licenciada e Bacharela em Geografia, pela Universidade Federal de Santa Cataria. Mestra e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Cataria. Profa. do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), unidade Indaial-SC.

Alexandre Schweitzer, Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), Indaial, SC, Brasil

Licenciado e Bacharel em Geografia, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Geografia, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), unidade Indaial, SC.

Elizangela Agostini Volani, Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), Indaial, SC, Brasil

Licenciada em Geografia, pela Uniasselvi. Especialização em Cultura Digital, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tutora interna do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

Karoline Kolosinski Obal, Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), Indaial, SC, Brasil

Licenciada em Geografia, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mestra em Geografia, pela Universidade do Centro-Oeste (Unicentro). Tutora interna do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

Referências

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos Científicos