Conceito de região e a produção do espaço africano

Autores

  • Jonny Morais Morais Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil http://orcid.org/0000-0003-3074-5444
  • Lindberg Nascimento Junior Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil http://orcid.org/0000-0003-0276-2933

Resumo

O presente artigo busca explicar o conceito geográfico de região como um momento na produção do espaço africano. Esse critério parte da cartografia-histórica, que articula espaço-tempo para o entendimento da história de África, e combina representações cartográficas a períodos geográficos. O momento da produção espaço do continente africano como região serve para compreender parte do desenvolvimento desigual e combinado, a partir das funcionalidades no sistema colonial, que colocou a África como grande fator de formação socioespacial de novos estados-nacionais e crescimento econômico das metrópoles coloniais. Neste sentido, a periodização do continente africano se faz importante para a desconstrução de estereótipos, de visões hegemônicas e de históricas únicas, e auxilia professores/as e estudantes no trabalho docente sobre a África de forma que valorize a cultura e história afro-brasileira e africana.

Biografia do Autor

Jonny Morais Morais, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo). Professor da Educação Quilombola no Estado de Santa Catarina e no Projeto de Educação Comunitária INTEGRAR.

Lindberg Nascimento Junior, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima), do Observatório de Áreas Protegidas (OBSERVA), do Grupo de Pesquisa Alteritas - Diferença, Arte e Educação, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo) e da Rede de Geógrafos/as Negros/as. Coordenador do projeto de extensão “Cartografia Histórica da África: Recursos didáticos, disseminação e formação docente para educação afro-brasileira e africana”.

Referências

ANJOS, Rafael Sanzio A. dos. As geografias oficial e invisível do Brasil: algumas referências. GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), São Paulo, v. 19, n. 2, p. 374-390, 3 nov. 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/102810 Acesso em: 3 jul. 2019.

ARRUDA, José Jobson de; PILETTI, Nelson. Atlas Histórico. Toda a História Geral e História do Brasil. V. único. 13. ed. São Paulo: Ática, 2007, p. XVII.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [1988]. Disponível em: http://www.mpgo.mp.br/portalweb/hp/10/docs/constituicao_federal_de_1988_-_da_educacao.pdf. Acesso em: 23 jun. 2019.

BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afrobrasileira. Diário Oficial da União, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 23 jun. 2019.

DORIGO, Gianpaolo; MARONE, Gilberto Tibério. História Geral I. São Paulo: Anglo, 1990-1991.

ELTIS, David; RICHARDSON, David. Atlas of the Transatlantic Slave Trade. African Diaspora Archaeology Newsletter, [s. l.], v. 13, n. 4, p. 17, 2010. Disponível em: https://scholarworks.umass.edu/adan/vol13/iss4/17/. Acesso em: 25 jun. 2019.

GOMES, Paulo C. da C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná E. de; GOMES, Paulo C. da C.; CORRÊA, Roberto L. (org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 49-76.

HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. XII Censo Demográfico. 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/resultados/resumo.html. Acesso em: 23 jun. 2019.

MORAIS, Jonny A. et al. A produção do espaço como proposta de ensino da história de África. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS E ENSINO DE GEOGRAFIA, 2019, Campinas (SP). Anais [...]. Campinas (SP): Unicamp,2019. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/2888. Acesso em: 18 jul. 2019.

MOREIRA, Ruy. As categorias espaciais da construção geográfica das sociedades. GEOgraphia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 15-32, 2001.

MOREIRA, Ruy. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. Bauru, Ciência Geográfica, n. 6, p. 1-11, 1997. Disponível em:http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/raul/cartografia_ensinoGeografia2016/racioc%EDnio%20geogr%E1fico%20-%20ruy%20moreira.pdf Acesso em: 25 ago. 2019

RATTS, Alex. Geografia, relações étnico-raciais e educação: a dimensão espacial das políticas de ações afirmativas no ensino. Terra Livre, São Paulo, v. 1, n. 34, p. 125-140, 2015. Disponível em:https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/314 Acesso em: 10 set. 2019.

SANTOS, Milton. As cidadanias mutiladas. O Preconceito. São Paulo: IMESP, v. 1997, p. 133-144, 1996.

SANTOS, Renato Emerson dos (org.). Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na geografia do Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTOS, Renato Emerson dos. Ensino de Geografia e Currículo: questões a partir da Lei 10.639. Terra Livre, São Paulo, n. 34, p. 141-160, 2010. Disponível em: https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/315 Acesso em: 9 set. 2019.

SERRANO, Carlos; WALDMAN, Maurício. Memória d’África: a temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2008.

SUERTEGARAY, Dirce M. Espaço geográfico uno e múltiplo. Scripta Nova: revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Barcelona, v. 5, n. 93, p. 79-104, 15 jul. 2001. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn-93.htm. Acesso em: 13 out. 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos Científicos