A Base Nacional Comum Curricular e sexualidade: crítica e resistência

Autores

  • Mateus Testoni Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil http://orcid.org/0000-0003-2994-8295

Resumo

O currículo da Educação Básica brasileira vem sendo (re)construído a partir da BNCC, uma tentativa de criação de um caminho comum para os conteúdos escolares que possui um caráter normativo e homogeneizador. Com a Base, a educação sexual, a orientação sexual e gênero foram retirados do currículo tendo em vista a onda conservadora que vem tomando conta do debate público brasileiro nos últimos anos, fazendo com que falar de sexualidade continuasse sendo polêmico. Com isso, exerce-se um poder coercitivo da vida, enquadrando um modelo tido como único e normalizado. Assim, fazemos uma contraposição da educação maior, essa do Estado, e a educação menor, que é a que ocorre no cotidiano de cada profissional da educação, como uma forma de resistência. É neste contexto que se aposta na Geografia, ciência capaz de promover um emponderamento das pessoas ao possibilitar compreender melhor o mundo para transformá-lo e, mais eficazmente, nele lutar.

Biografia do Autor

Mateus Testoni Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos Científicos