Práticas educativas na educação básica

Autores

Resumo

Artigo apresentado na seção Mesa Redonda – Temáticas inovadoras na Educação Geográfica, do “Seminário de Licenciatura em Geografia: abordagens múltiplas – SELIGeo”, realizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis, SC, de 5 a 7 de nov. de 2019.

Biografia do Autor

Mariéli Aparecida Camargo, Secretaria de Estado da Educação, Florianópolis, SC, Brasil

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora de Geografia da rede estadual de educação de Santa Catarina.

Referências

CAVALCANTI, Lana de Souza. O Ensino de geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012. 208 p.

CORTELLA, Mario Sérgio. Educação, Convivência e Ética - audácia e esperança! 2015. 118 p. Disponível em: http://www.cortezeditora.com.br/newsite/primeiraspaginas/educa%C3%A7%C3%A3o_convivencia.pdf. Acesso em: 4 de nov. 2019.

DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma de Moraes R. de. Psicologia na Educação: 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1994. 64 p.

FREIRE, Paulo. Entrevista com Paulo Freire. [Entrevista concedida a] Nilcéa Lemos Pelandré. EJA em debate / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, n. 1000, ano 3, n. 4, p. 13–27, jul. 2014. Florianópolis: IFSC, 2014.

LACOSTE, Yves. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988. 263 p.

MANTOAN, Maria T. Eglér. Educação para todos: desafios, ações, perspectivas da inclusão nas escolas brasileiras. Rev. Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, Campinas (SP), v. 1, n. 3, p. 1-9, jun. 2000. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/10633/ssoar-etd-2000-3-mantoan-educacao_para_todos_desafios.pdf?sequence=1. Acesso em: 3 nov. 2019.

MANTOAN, Maria T. Eglér. Por uma Escola para Todos. LEPED/Unicamp. [S./l.], [entre 1990-2010]. Disponível em: http://www.lite.fe.unicamp.br/cursos/nt/ta1.13.htm. Acesso em: 28 out. 2019.

MARTINS, Rosa Elisabete Wypyczynski. A trajetória da geografia e o seu ensino no século XXI. In: Ivaine Maria Tonini et al. (org.). O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2014. p. 61-76.

SANTOS, Manoela da Silva. A Escola do passado e a Escola do Futuro. 2013. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/4614/1/MANOELA%20DA%20SILVA.pdf.

Acesso em: 30 out. 2019.

SHIROMA, Eneida O. et al. A tragédia docente e suas faces. In: EVANGELISTA, Olinda; SEKI, Allan K. (org.). Formação de professores no Brasil: Leituras a contrapelo. Araraquara [SP]: Junqueira & Marin, 2017. p. 17-58.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Espaços de Diálogo (Resenhas e Entrevistas)