Práticas educativas na educação básica
Resumo
Artigo apresentado na seção Mesa Redonda – Temáticas inovadoras na Educação Geográfica, do “Seminário de Licenciatura em Geografia: abordagens múltiplas – SELIGeo”, realizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis, SC, de 5 a 7 de nov. de 2019.
Referências
CAVALCANTI, Lana de Souza. O Ensino de geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012. 208 p.
CORTELLA, Mario Sérgio. Educação, Convivência e Ética - audácia e esperança! 2015. 118 p. Disponível em: http://www.cortezeditora.com.br/newsite/primeiraspaginas/educa%C3%A7%C3%A3o_convivencia.pdf. Acesso em: 4 de nov. 2019.
DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma de Moraes R. de. Psicologia na Educação: 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1994. 64 p.
FREIRE, Paulo. Entrevista com Paulo Freire. [Entrevista concedida a] Nilcéa Lemos Pelandré. EJA em debate / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, n. 1000, ano 3, n. 4, p. 13–27, jul. 2014. Florianópolis: IFSC, 2014.
LACOSTE, Yves. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988. 263 p.
MANTOAN, Maria T. Eglér. Educação para todos: desafios, ações, perspectivas da inclusão nas escolas brasileiras. Rev. Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, Campinas (SP), v. 1, n. 3, p. 1-9, jun. 2000. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/10633/ssoar-etd-2000-3-mantoan-educacao_para_todos_desafios.pdf?sequence=1. Acesso em: 3 nov. 2019.
MANTOAN, Maria T. Eglér. Por uma Escola para Todos. LEPED/Unicamp. [S./l.], [entre 1990-2010]. Disponível em: http://www.lite.fe.unicamp.br/cursos/nt/ta1.13.htm. Acesso em: 28 out. 2019.
MARTINS, Rosa Elisabete Wypyczynski. A trajetória da geografia e o seu ensino no século XXI. In: Ivaine Maria Tonini et al. (org.). O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2014. p. 61-76.
SANTOS, Manoela da Silva. A Escola do passado e a Escola do Futuro. 2013. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/4614/1/MANOELA%20DA%20SILVA.pdf.
Acesso em: 30 out. 2019.
SHIROMA, Eneida O. et al. A tragédia docente e suas faces. In: EVANGELISTA, Olinda; SEKI, Allan K. (org.). Formação de professores no Brasil: Leituras a contrapelo. Araraquara [SP]: Junqueira & Marin, 2017. p. 17-58.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.