As coordenadas geográficas para o empoderamento dos geógrafos na promoção de saúde no ambiente escolar
Resumo
Artigo submetido na seção Espaços de Diálogos & Práticas, do “Seminário de Licenciatura em Geografia: abordagens múltiplas – SELIGeo”, realizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis, SC, de 5 a 7 de nov. de 2019.Referências
ANDRADE, Heloísa H. S. M. et al. Changes in sexual behavior following a sex education program in Brazilian public schools. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 5, p. 1168–1176, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-311X2009000500023&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 3 jun. 2020.
BATISTELLA, Carlos. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde. Disponível em: http://dihs.ensp.fiocruz.br/documentos_dihsadmin/Batistella,_Carlos_-_Abordagens_Contempor%C3%A2neas_do_Conceito_de_Sa%C3%BAde.pdf. p. 51–86, 2007. Acesso em: 3 jun. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasilia: Ministério de Educação e Cultura, Secretaria de Ensino Fundamental, 1998.
BRASIL. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE). Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Ministerio da Saúde, 2015.
BRASIL. Boletim Epidemiológico DSTs/AIDS. Fonte: MS/SVS/Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Brasilia: Ministerio da Saúde, 2018. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2018/boletim-epidemiologico-hivaids-2018. Acesso em: 3 jun. 2020.
CALLAI, Helena C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2005.
COFRE, Jaime et al. Using Mathematics Lessons in Adolescents’ Sex Education. Open Journal of Social Sciences, [S. l.], v. 6, n. 7, p. 204-230, 2018. Disponível em: https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=86377. Acesso em: 3 jun. 2020.
FLORIANÓPOLIS (Município). Matriz Curricular do Ensino Fundamental de 9 Anos – em construção. Florianópolis: Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Ensino Fundamental, 2011.
KRAFT, Joan M. et al. Sex education and adolescent sexual behavior: Do community characteristics matter? Contraception, Rockville Pike, v. 86, n. 3, p. 276-280, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22325112. Acesso em: 3 jun. 2020.
LUZ, Madel Therezinha. In: PEREIRA, Isabel B.; LIMA, Júlio C. França (org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV & Estação de Trabalho Observatório dos Técnicos em Saúde, 2006. p. 353-356.
SANTA CATARINA (Estado). Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Docente para Educação Infantil e Séries Iniciais. Florianópolis: Secretaria do Estado da Educação, 1998.
SANTA CATARINA (Estado). Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Secretaria do Estado da Educação, 2014.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
SILVA, Denise Q. da; GUERRA, Oscar U.; SPERLING, Christiane. Sex education in the eyes of primary school teachers in Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil. Reproductive health matters, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 114–23, 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1016/S0968-8080%2813%2941692-0. Acesso em: 3 jun. 2020.
UES, Bruna et al. The Public University in Brazil Is Revisiting Its Social Commitment to Establish a School-Based Sex Education Program. Open Journal of Social Sciences, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 124–139, 2016. Disponível em: https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=70766. Acesso em: 3 jun. 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. The preamble of the constitution of the World Health Organization. Bulletin of the World Health Organization, [S. l.], v. 80, n. 12, p. 981, 2002. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/71722. Acesso em: 3 jun. 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Inequalities young people’s health: key findings from the Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) 2005/2006 survey fact sheetCopenhagen: World Health Organization. [S. l.], [s. n.]. Disponível em: http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0005/53852/E91416.pdf?ua=1. Acesso em: 3 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.