A cidade e o ensino de geografia: uma metodologia a partir do projeto Nós Propomos! cidadania e inovação na educação geográfica
Resumo
Este trabalho discute possibilidades de incorporação de uma metodologia de ensino embasada na pesquisa sobre questões urbanas inerentes à realidade de estudantes de Ensino Médio. Essa metodologia faz parte do Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”. A partir do IGOT-Universidade de Lisboa, o projeto tem se ramificado em diversas instituições educacionais em outros países, mantendo ligações pedagógicas e acadêmicas entre si. Este trabalho analisa a experiência dos primeiros anos desse projeto no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Cada Grupo de Trabalho de estudantes elenca um recorte de estudo, correspondente a um bairro, onde realiza todos os passos da pesquisa de forma autônoma, tomando um sentido de estudantes-pesquisadores, para, ao final, elaborar uma proposta de intervenção ou de solução para um dos problemas levantados. Nesse período, a metodologia tem sido constantemente aprimorada de acordo com as necessidades e com os resultados alcançados.Referências
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