A cidade e o ensino de geografia: uma metodologia a partir do projeto Nós Propomos! cidadania e inovação na educação geográfica

Autores

Resumo

Este trabalho discute possibilidades de incorporação de uma metodologia de ensino embasada na pesquisa sobre questões urbanas inerentes à realidade de estudantes de Ensino Médio. Essa metodologia faz parte do Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”. A partir do IGOT-Universidade de Lisboa, o projeto tem se ramificado em diversas instituições educacionais em outros países, mantendo ligações pedagógicas e acadêmicas entre si. Este trabalho analisa a experiência dos primeiros anos desse projeto no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Cada Grupo de Trabalho de estudantes elenca um recorte de estudo, correspondente a um bairro, onde realiza todos os passos da pesquisa de forma autônoma, tomando um sentido de estudantes-pesquisadores, para, ao final, elaborar uma proposta de intervenção ou de solução para um dos problemas levantados. Nesse período, a metodologia tem sido constantemente aprimorada de acordo com as necessidades e com os resultados alcançados.

Biografia do Autor

Marcio Marchi, Colégio de Aplicação/Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Geografia do Colégio de Aplicação-UFSC.

Sandra Mendonça, Colégio de Aplicação/Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Geografia pela Universidade de São Paulo. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial, da Universidade de Lisboa. Professora (aposentada) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

CAVALCANTI, Lana de S. O ensino de geografia na escola. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 2015.

CLAUDINO, Sérgio. Nós Propomos: cidadania e inovação na educação geográfica. Disponível em: http://vitraldigital.com/nos-propomos/. Acesso em: 24 ago. 2018.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Tradução: Rubens Eduardo Frias. 5. ed. 1. reimpr. São Paulo: Centauro, 2009.

LOPES, Claudivan S.; PONTUSCHKA, Nídia N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina), v. 18, n. 2, p. 173-191, 2009. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/. Acesso em: 30 mar. 2018.

MENDONÇA, Sandra. A geografia e a formação de seus professores: o processo formativo dos professores para a educação básica. 2013. 300 p. Tese (Doutorado em Geografia) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/teses/PGCN0513-T.pdf. Acesso em: 2 fev. 2018.

SOUZA, Marcelo L. de. ABC do desenvolvimento urbano. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

SPOSITO, Maria E. B. Segregação socioespacial e centralidade urbana. In: VASCONCELOS, Pedro de A.; CORRÊA, Roberto L.; PINTAUDI, Silvana M. (org.). A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2013. p. 61-93.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos Científicos